Dissecar para aprender, praticar para saber

Um dos procedimentos científicos que mais impressiona e desperta a curiosidade é a dissecação. Nas aulas práticas realizamos esse experimento investigativo tão importante para que os alunos compreendam e avancem significativamente em seus conhecimentos na área de ciências.
Tendo como foco de estudo no 7º ano os Seres Vivos, escolhemos aprofundar os saberes dissecando minhocas. Animaizinhos inofensivos e indispensáveis para a manutenção da qualidade do solo, participam ativamente da reciclagem de materiais, aeração da terra e formação de adubo orgânico. Além dessas descobertas, os alunos tem a oportunidade de observar a anatomia interna e externa da minhoca, identificar alguns órgãos digestivos e os principais órgãos que compõem estes animais.
Dissecar, analisar, observar, constatar são importantes competências que os alunos desenvolvem em aulas investigativas como essa, e claro, vivenciam uma experiência curiosa e muito divertida.