É assim que pensamos, agimos e praticamos ROBÓTICA!

A robótica ajuda os alunos a compreender como as coisas funcionam no nosso dia a dia, desde um elevador ao liquidificador; da porta automática do supermercado ao sensor de ré de um automóvel… enfim os objetos do nosso cotidiano.

Vários conteúdos são apresentados e detalhados nas aulas, a criança manuseia, constrói, vê o que dá errado e o que dá certo, por que é preciso tanto parafuso para colocar nesta ou naquela peça, ou qual material alternativo que podemos utilizar nas nossas montagens, experiências e etc. A prática estimulando a teoria.

Com as diferentes montagens e experimentos os alunos usam o raciocínio lógico, o pensamento, a atenção, o poder de concentração e a observação, buscando encontrar soluções para os problemas que surgem.

Com as aulas podemos trabalhar o desenvolvimento da coordenação motora e aprimorar o rendimento escolar, algo fundamental para a evolução do indivíduo, fazendo com que ele consiga perceber quais são os grandes desafios, os caminhos e os recursos que têm à disposição para ter êxito nas tarefas. Ele aprende a se perguntar por que não deu certo no que tentou fazer e a encontrar resposta para cada um dos seus erros. Ele se habitua a pensar sobre o próprio desempenho – e a vibrar com o que se mostra capaz de conquistar.

Nas aulas já usamos…

RoboMind???

O que é o RoboMind?2014-05-06 18.36.45

ROBO é uma linguagem de programação educativa nova e muito simples que introduz a criança ao mundo dos conceitos básicos de ciência da computação, programando o seu próprio robô.

ROBO é projetado de tal forma que você pode começar a explorar e programar imediatamente. A linguagem de programação especial foi criada e consiste em um conjunto conciso de regras e é voltada para a programação de um robô. 

Nossos alunos do 1º ano explicando o Robo Mind:

Imagem11Imagem12

SuperLogo???

O que é o SuperLogo?

2014-05-06 18.35.59

É uma linguagem de programação utilizada para automação e controle de dispositivos robóticos. Foi desenvolvida no Laboratório de Inteligência Artificial do Instituto Tecnológico de Massachusetts. 
É um conjunto de materiais disponíveis para colocar à prova o usuário sobre a coerência de suas ideias ao tratar de ordenar alguma coisa ao computador.

Para que serve?

O Superlogo serve para trabalhar a concentração, a lateralidade, a atenção, a percepção dos alunos. Pode ser aplicada em qualquer faixa etária.

O Scracth???

O que é o Scratch?

Scratch é uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interativas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha  dessas criações na Web.

Scratch e a  Matemática

Apesar de o Scratch não ser uma aplicação específica para a Matemática, pode oferecer enormes potencialidades nesse domínio, uma vez que é uma linguagem gráfica que trabalha com o raciocínio lógico. 

Modelix…2014-05-06-18.36.30.jpg

Kit de Robótica que…

Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.

Nas aulas os alunos encontram diferentes situações de desafios e aprendizagem, tanto nas plataformas virtuais citadas acima, quanto nas montagens com materiais alternativos (Carrinho movido a bexiga e  Barco movido a sabão) e também com materiais didáticos como o Modelix são oferecidos como proposta educativas.

2014-05-06-18.37.02.jpg 2014-05-06-18.36.45.jpg 2014-05-06-18.36.30.jpg 2014-05-06-18.35.59.jpg 2014-05-06-18.36.13.jpg

É assim que pensamos, agimos e praticamos ROBÓTICA!

Profª Glaucia Porto

A Revista Veja publicou uma reportagem referente a: “Crianças que aprendem a escrever códigos para computador desenvolvem o raciocínio lógico e a capacidade de simplificar problemas complexos.”

Confira a reportagem!!!

005

006

Momentos das Aulas…