Energia no dia a dia

No segundo trimestre, os alunos dos 5ºs anos, estudaram como conteúdo de ciências “A energia no dia a dia”. Iniciamos o trabalho com uma conversa sobre o conforto gerado pelo uso de equipamentos que funcionam devido à energia. Procuramos comparar como seriam feitas certas atividades no sem o uso desses equipamentos, o que gerou uma volta ao passado e a comparação da nossa rotina atual com energia elétrica e os equipamentos que dela dependem.

O estudo de ciências no Ensino Fundamental

O aluno nas primeiras séries do Ensino Fundamental, principalmente na área de ciências, não aprende de fato conteúdos estritamente disciplinares, “científicos”. Nós professores, temos necessidade de procurar os conteúdos escolhidos dentro do mundo em que a criança vive e brinca, passíveis de serem trabalhados nesta faixa etária, numa postura que leve o aluno a construir os primeiros significados importantes do mundo científico, de tal forma que novos conhecimentos possam ser adquiridos posteriormente, daí sim, de uma forma mais sistematizada.

Temos sim,  de nos lembrar de que o processo cognitivo evolui sempre numa reorganização do conhecimento, mas que é adquirido por aproximações sucessivas, que vão permitindo sua reconstrução a partir dos conhecimentos que os alunos já têm.

Assim, é importante fazer com que as crianças discutam os fenômenos  que as cercam, levando-as a estruturar esses conhecimentos e construir, com seu referencial lógico, significados de uma parte da realidade em que vivem. O ensino de ciências, nessas primeiras etapas do Ensino Fundamental, tem a obrigação de dar o primeiro passo na caminhada que os levará dos conceitos espontâneos aos conceitos científicos.

Conectando conhecimentos

Quando fizemos a atividade prática  – “O caminho da energia” – os alunos foram introduzidos ao estudo de circuitos elétricos. Eles puderam perceber que o circuito elétrico é um caminho pelo qual a corrente elétrica pode fluir. No caso do experimento, a fonte de energia utilizada foi a pilha, dispositivo em que ocorrem reações químicas que produzem energia elétrica, e o fio condutor foi o papel alumínio.

Foi uma atividade de muitas descobertas, pesquisas e aprendizagens sobre a importância de um consumo consciente da energia elétrica. O trimestre acabou, mas temos a certeza que os alunos dos 5ºs anos do Centro Educacional Interação, estão muito mais “ligados”!!!