Estudo do Meio Manguezal: O Berçário da Vida 7º ano

Neste estudo do meio os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o manguezal. Proporcionamos a vivência de todo o conteúdo aprendido em sala de aula por meio de uma aula prática em campo com uma visita ao Manguezal, monitorada por profissionais da área (biólogo, geógrafo e guia local). Trata-se de um complemento do ensino na escola, no qual os alunos puderam questionar e opinar, além de trocar muitas experiências.

Percorremos uma trilha em um percurso emocionante, durante todo o trajeto fizemos descobertas e nossos alunos demonstraram seus conhecimentos, impressionando os biólogos acompanhantes.  Durante o percurso revivemos os conteúdos relacionados às florestas, flora e fauna entre outras curiosidades. Mas, foi em meio ao manguezal que todos puderam realmente mergulhar em muitas descobertas e constatações. Em seguida, chegamos a uma piscina natural, momento para se refrescar e se divertir na água.

Ao longo do 7º ano um dos focos principais de estudo são os Seres Vivos. Por essa razão, entendemos o Estudo do Manguezal indispensável para potencializar toda a compreensão desse conteúdo e por se tratar de um importante ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. É considerado um berçário natural tanto para espécies típicas desses ambientes, como para tantos outros animais que lá encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo. Ou seja, constitui-se em um ecossistema complexo e dos mais férteis e diversificados do planeta.

Também foi possível observar e investigar o solo e a vegetação, e ainda questões sobre a destruição dos manguezais por ação dos homens, o que gera grandes prejuízos ecológicos e econômicos.

É um estudo que promove muita reflexão sobre os prejuízos da ação humana contra a Natureza, além é claro de fortalecer experiências e conhecimentos adquiridos na escola.

E para encerrar este dia, repleto de aprendizagem em contato com a natureza, apreciamos o tradicional pastel de Bertioga, aproveitamos para saborear esta delícia famosa pelo tamanho e sabor.

Nossos alunos voltaram realizados, com muitos conhecimentos e com a certeza de que é preciso conhecer e respeitar os ciclos naturais dos manguezais e da natureza para que seu uso sustentado seja possível. Os recursos do planeta estão se esgotando, aprender a preservar é a única solução e a Escola Interação abre caminhos para que os conhecimentos ganhem mais significado com momentos como este, rico em aprendizagem e descoberta.