Fevereiro é o mês de volta às aulas!!!

Mochila nas costas, lancheira cheia, roupa alinhada. Tudo pronto para o primeiro dia de aula. O filho está animado com a novidade. Você apreensivo. O abraço de despedida é longo e vem acompanhado de algumas explicações ansiosas. Aos poucos solta a mãozinha que até ontem dependia de você e vai dando aquele aperto… Ele está crescendo! Dando os próprios passos, ficando independente! Parece exagero, mas a sensação é essa mesmo.

Seja qual for a reação do seu filho, você provavelmente ficará balançado. Se ele chora com sua ausência, vem a culpa. Se sai feliz pros braços da nova professora, dá um aperto. Cada criança lida com a entrada na escola e a separação breve dos pais de uma forma e é por isso que existe o período de adaptação. Ele vai ajudar a cair a ficha sua e de seu filho.

Muitas vezes a criança chora na adaptação e fica mais difícil para a gente lidar com a situação. “Ouvi-la chorar descontroladamente nos arrasa, e pode ser a causa de cedermos à pressão, porque, no fundo, adoramos nos sentir imprescindíveis para o nosso filho”, diz Maria Luisa Ferrerós, no livro Como Educar Seu Filho Com Limites e Amor – Guia Prático Para os Pais Solucionarem os Problemas na Formação das Crianças (Ed. Academia).

O sentimento da separação não muda muito, mesmo com filhos crescidos. Não importa se ele é um bebê e está se separando por algumas horas ou se já está crescido e vai passar uma temporada na casa dos amigos. A gente sofre até quando o filho adulto e independente sai de casa!

Separar-se dos filhos é necessário. Eles precisam de autonomia e vão conquistá-la aos poucos, com a sua ajuda. Deixe seu filho voa!

Revista pais & filhos – Fevereiro/2014

Fevereiro é o mês de volta às aulas, hora de deixar as crianças entrarem nesse novo mundo de descobertas. E não é que quem sofre no fim da história são os pais e nem só os filhos? A história é controlar a ansiedade, respirar fundo e acompanhar as atividades especiais que o Interação preparou para que este momento seja divertido e prazeroso. Um passeio pela escola, contações de histórias, brincadeiras com bolas e bexigas, oficinas, circuitos foram algumas

Equipe Interação

Confiram alguns momentos…