O QUE VOCÊ PRECISA
SABER SOBRE O DIA-A-DIA

Elaboramos um manual contendo normas gerais sobre o funcionamento e organização da escola desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. Este material estará disponível para consulta durante todo o ano.

Sendo a escola um espaço de convivência entre pessoas com diferentes hábitos e valores e para que haja maior organização, este informe pautará as ações de todos contribuindo para criarmos uma comunidade que cumpre e valoriza regras, propiciando um espaço harmônico em que o respeito ao outro esteja sempre presente.

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
Jean Piaget

  • HORÁRIOS

Ed. Infantil
Manhã: das 8:00 às 12:00
Tarde: das 13:20 às 17:20

1º ano
Manhã: das 7:50 às 12:20
Tarde: das 13:20 às 17:50

Fundamental I 
Manhã: das 7:10 às 12:10
Tarde: das 13:15 às 18:15

Fundamental II
Manhã: das 7 às 12:20
Tarde: das 13:20 às 18:40

Secretaria
Das 7:00 às 19:00

Fique atento!

– A baia da rua Maranguape só poderá ser utilizada por veículos, não será permitida a entrada de pedestres.

– É muito importante que respeitem os horários de entrada e saída rigorosamente.

– A agenda deve ser preenchida com os nomes das pessoas autorizadas a retirar na escola.

– Retirada de alunos fora do horário, devem ser comunicadas com antecedência e com apresentação de justificativa. O aluno será liberado exclusivamente pela secretaria, após confirmação da orientação ou coordenação da escola.

– Irmãos: no caso de irmãos que usam portarias diferentes, os pais devem se organizar para a retirada seguindo a mesma organização descrita abaixo, garantindo assim o bom funcionamento e qualidade do atendimento.

Baby I / baby II

– Os pais dos alunos de baby I e II poderão deixar e retirar seus filhos na porta da sala e utilizar a nova portaria da rua Arujá. Também podem usar a baia da rua Maranguape para desembarque apenas na entrada.

Ed. Infantil

– Os pais que vem de carro deverão entrar e sair pela baia da rua Maranguape.

– Os pedestres (pais e filhos) ou pais que preferem estacionar seus veículos deverão utilizar a nova portaria da rua Arujá. No pátio deixem seus filhos rapidamente na entrada ou busquem rapidamente na saída e não prolonguem conversas com a equipe, que precisa estar atenta aos alunos.

Fundamental I (1º ao 5º ano)

– Os pais que vem de carro deverão entrar e sair pela baia da rua Maranguape.

– Os pedestres (pais e filhos) ou pais que preferem estacionar seus veículos deverão utilizar a nova portaria da rua Arujá. Os pais deverão deixar seus filhos na portaria ou no pátio novo, mas não poderão subir até as salas.

– No pátio deixem seus filhos rapidamente na entrada ou busquem rapidamente na saída e não prolonguem conversas com a equipe, que precisa estar atenta aos alunos.

Fundamental II (6º ao 9º ano)

– Entrada e saída pela rua Arujá – portaria fundamental II para carros e pedestres.

Período Integral

– Os alunos do período integral de educação infantil e ensino fundamental deverão entrar pela baia da rua Maranguape e sair pela rua Arujá (portaria fundamenta II). Após às 18h30 deverão sair exclusivamente pela baia da Maranguape.

ATRASOS
Srs. Pais, fiquem atentos aos horários de entrada e saída de seus filhos. É importante segui-los rigorosamente, pois percebemos que os atrasos causam prejuízos aos nossos alunos. Lembrem-se de que até o BOM DIA! ou BOA TARDE! dados pelos professores diariamente no primeiro momento de aula é muito importante e, sem sombra de dúvidas, nossas crianças tem o direito de recebê-los.

E para o Fundamental II é importante lembrar que serão dados 5 minutos de tolerância para a entrada e que se o aluno chegar depois disso, entrará somente na segunda aula. No 4º atraso o aluno não poderá assistir a nenhuma aula do dia correspondente.

SAÍDA
Como medida de segurança, não serão permitidas saídas antecipadas sem autorização por escrito dos pais ou responsáveis.
Os alunos do Ensino Fundamental II terão direito à saída livre desde que autorizados por escrito pelos pais.
É importante que para sua segurança, os alunos com saída livre não permaneçam na rua e imediações após a saída.
Para melhor organização da escola, solicitamos que os pais do meio período não tragam seus filhos muito cedo e nem demorem para buscá-los na hora da saída. Tanto para o horário de entrada quanto para o horário de saída haverá uma tolerância de 10min.

Informações gerais

UNIFORME

No Ensino Fundamental o uso do uniforme é importante para garantir a segurança no ambiente escolar, além de oferecer praticidade e conforto durante as atividades do dia-a-dia.

Para uma boa utilização do uniforme, seguem algumas regras importantes:

– Não é permitido o uso de calça jeans, chinelo de dedo (como Havaianas), camiseta, short e bermuda que não sejam do uniforme.
– O aluno só deverá usar o uniforme estabelecido pela escola. Não é permitido cortar, pintar ou soltar a costura das barras das calças e camisetas.
– Recomenda-se colocar o nome do aluno nas peças do uniforme para evitar a perda do mesmo.
– Em dias de aulas de educação física, futsal e dança, os alunos devem usar tênis e se achar necessário, trazer uma camiseta reserva para eventual troca.

O uniforme escolar pode ser adquirido nos seguintes endereços:

WR Confecções – Rua Almerim, 283, Parque Jaçatuba, Santo André. tel. 2677-6182.

Grape Confecções – Av. Itamarati, 2871, Parque Erasmo Assunção. tel. 4479-0098

Zoe Confecções – Avenida D. Pedro II, 2570, Jardim, Santo André. tel. 4473-2282/4991-2859

COMUNICAÇÃO DA ESCOLA E USO DA AGENDA

A agenda é um importante veículo de comunicação diária entre escola e família. É nela que são anotados os comunicados, as atividades de casa, trabalhos e circulares da escola, por isso pedimos aos responsáveis que nos apoiem valorizando e vistando esse material diariamente.

A comunicação também ocorre através de email, atendimentos individualizados e telefônicos.

O email direcionado é outro importante recurso que disponibilizamos e usamos para enviar comunicados através do endereço eletrônico pessoal dos pais. Para que esse recurso seja bem utilizado pedimos que mantenham os endereços atualizados para não ocorrerem desencontros na comunicação.

Pretendemos na medida do possível, ao longo do ano, substituir os comunicados via agenda por e-mails e comunicados no site da escola. Portanto, é necessário que os pais acessem sempre o site para se informarem sobre as atividades desenvolvidas.

O site www.escolainteracao.com.br também disponibiliza ferramentas como portfólio, mural, diário de classe (lições de casa) e avaliação parcial para agilizar essa comunicação.
É importante lembrar que para as áreas restritas são necessários o login e senha.

As Reuniões de pais consistem em momentos previamente agendados com o objetivo de propor o encontro dos responsáveis com os professores e profissionais da escola. Ocorrem trimestralmente e são organizadas para esclarecer dúvidas, transmitir informações pedagógicas, administrativas e de rendimento escolar. É importante lembrar que a participação dos pais é indispensável. Para garantir um bom andamento das reuniões, a presença dos alunos não é permitida.

RESPEITO

O respeito ao próximo é valorizado e observado em todos os momentos dentro da vida estudantil dos alunos. Atitudes respeitosas e bem educadas devem continuar fazendo parte da nossa rotina escolar.

LIMPEZA

Através de um trabalho de educação ambiental conscientizamos nossos alunos a manter o ambiente escolar sempre limpo e organizado tornando-os assim agentes na manutenção da limpeza tanto dos espaços de uso individual como dos coletivos. (banheiros, sala de informática, laboratórios, pátio etc.)

ANIVERSÁRIOS

Os aniversários são comemorados na última sexta-feira de cada mês. Eles são permitidos da educação infantil até o 1° Ano do Ensino Fundamental e são organizados pelos pais dos aniversariantes do relativo mês.
A escola não se responsabiliza pela organização do evento, apenas permite e cede o espaço para a sua realização.
A troca de presentes não é permitida.
A partir do 2° ano a escola não autoriza a realização de festas para não prejudicar as atividades pedagógicas. A distribuição de convites para comemorações fora da escola só é feita se todos da turma forem convidados. Caso isso não ocorra, pedimos aos pais que organizem essa entrega fora do ambiente escolar.

MATERIAL DIDÁTICO

Os materiais didáticos são organizados de acordo com a série.

Da Educação Infantil ao 4° ano, os alunos organizam seus livros e cadernos, juntamente com a professora, na sala de aula, levando diariamente somente o necessário para a realização das atividades de casa.

Do 5° ao 9° ano o aluno passa a organizar-se com o horário de aulas sendo necessário estabelecer uma rotina para evitar o esquecimento dos materiais.

O estojo deve estar sempre abastecido com lápis preto, apontador, tesoura, cola bastão, borracha e materiais solicitados de acordo com a turma. Pedimos aos pais a gentileza de não enviar apontadores, canetas e lapiseiras muito elaborados, pois sentimos que os mesmos tiram a atenção dos alunos e atrapalham seu rendimento durante as aulas.

OBJETOS PESSOAIS

A escola não se responsabiliza por objetos pessoais trazidos pelos alunos.

Celulares, aparelhos eletrônicos, brinquedos e figurinhas devem ser deixados em casa.

Os alunos devem ser orientados pelos pais a organizarem-se com suas lancheiras, óculos e relógios, pois percebemos que a perda desses objetos é muito frequente na escola.

CANTINA

Nossa cantina disponibiliza de um sistema digitalizado para compras. A carteirinha do estudante, além da função estudantil, é usada como cartão de crédito. Os pais ou responsáveis creditam o cartão com o valor mínimo de R$ 30,00 na secretaria. Esse cartão é usado somente na cantina e pode ser recarregado de acordo com a necessidade do aluno.

SAÍDAS PEDAGÓGICAS E DE LAZER

O estudo do meio faz parte da nossa proposta pedagógica por proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar os conteúdos específicos estudados ou de acrescentar conhecimentos relacionados a algum projeto pedagógico desenvolvido pela escola. É imprescindível a participação de todos os alunos, pois essas aulas servem como instrumento avaliativo. Caso o aluno não participe, deverá apresentar um trabalho de pesquisa relativo ao objeto do estudo do meio segundo solicitação e orientação do(a) professor(a).

As saídas de lazer ocorrem no final do ano e simbolizam um rito de passagem. É uma ótima oportunidade de desenvolver, em grupo e de forma lúdica, atividades que exercitam a cidadania e a boa convivência social.

LIÇÃO DE CASA

Tem vários objetivos, dentre eles reforçar e exercitar os conteúdos estudados em sala de aula e estimular o hábito de estudo diário. É enviada regularmente. Uma dica muito importante é não poupar as crianças de refletir a respeito das atividades propostas para casa, por isso devemos somente acompanhá-las na realização, não dando dicas ou respostas prontas.

INTERVALOS DIRIGIDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

O Intervalo dirigido faz parte de um projeto que visa, de uma maneira lúdica e organizada, interar os alunos nos momentos de descanso. Com esse trabalho temos o objetivo de desenvolver a relação social, afetiva, além de transmitir a noção de regras e condutas que devem ser adotadas durante o lanche.

Orientamos as crianças a trazerem jogos (Trunfo, Uno, Dama, Xadrez) para brincarem com o grupo. Brinquedos eletrônicos (PSP, DS, Tablets, etc) e outros que não sejam jogos não são permitidos.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Em 2009, foram incluídas no currículo escolar aulas de Orientação Educacional para todas as turmas do Ensino Fundamental II. As aulas de O.E. têm dois eixos temáticos: a postura de estudante e as relações interpessoais.

Na Educação Infantil e no Fundamental I, a orientação trabalha em parceria com as professoras das turmas através de assembléias e conversas a respeito da postura dos alunos e da importância das atividades desenvolvidas na escola. O trabalho vem com o objetivo de tornar o cotidiano escolar mais tranquilo e prazeroso tanto para os alunos quanto para os professores.
Além do trabalho com alunos e professores, a orientação atende a pais, a fim de deixá-los informados a respeito do trabalho realizado pela escola, do dia-a-dia de seus filhos e também esclarecer dúvidas.

A Orientação Educacional atenderá aos pais ou responsáveis, preferencialmente nos dias e horários relacionados abaixo:

Educação Infantil e Fundamental I
Agendar com Vanusa Maganha
Atendimento: 2ª à 6ª feira das 7h às 16h
E-mail: vanusa.escolainteracao@gmail.com

Fundamental II
Agendar com Carol Boro
Atendimento: Com agendamento.
E-mail:  carol.orientacao@gmail.com

Para a comunicação diária continuaremos usando a agenda escolar.

A Orientação Educacional realiza atendimentos individualizados aos alunos, com o objetivo de conversar sobre rendimento escolar e cumprimento de regras da escola e combinados da turma.
Como forma de manter a família informada sobre esse trabalho enviamos um registro de atendimento para os pais assinarem.
O termo de ciência é enviado para casa quando o aluno já recebeu o atendimento da orientação e insiste no comportamento inadequado. Sempre contamos com a parceria dos pais nesse processo.

BOLETIM

Para tomar conhecimento das notas dos alunos, os pais deverão acessar o boletim on line. Estarão disponíveis no site as avaliações parciais e médias trimestrais do aluno. Os pais poderão consultar o boletim antes das reuniões de pais. Em respeito ao meio ambiente, os boletins impressos não serão mais entregues.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O resultado do processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental do 2º ao 5º ano será expresso através de notas de 0 (zero) a 10,0 (dez), sempre em números inteiros ou graduados de 0,5 (meio) ponto, sendo que a nota trimestral será obtida através de:

Calculando a média
Fundamental I

I – Avaliação Individual (AI) = 10,0 pontos
II – Desempenho Escolar (DE) = 10,0 pontos que será composto de:
· Trabalho específico = 5,0 pontos
· Participação = 2,5 pontos
· Lição de Casa = 2,5 pontos
Somatória Trimestral = Média AI+DE/2

Nos componentes curriculares Arte e Música, a avaliação e média será obtida através de:
I – Trabalho individual (TI) = 10,0 pontos
II – Trabalho em grupo (TG) = 5,0 pontos
III – Desempenho Escolar (DE) = 5,0 pontos
Somatória Trimestral = Média TI+(TG+DE/2)

No componente curricular Educação Física, a avaliação e média será obtida através de:
I – Participação = (P) 5,0 pontos
II – Desempenho Motor (DM) = 5,0 pontos
Somatória Trimestral = Média P+DM

Calculando a média
Fundamental II

I – Avaliação Individual (AI)= 10,0 pontos
II – Desempenho Escolar (DE) = 10,0 pontos que será composto de:
· Trabalho específico = 5,0 pontos
· Participação = 2,5 pontos
· Lição de Casa = 2,5 pontos

Somatório Trimestral = Média AI+DE/2

No componente curricular de Arte, a avaliação e média será obtida através de:
I – Trabalho Individual (TI) = 10,0 pontos
II – Trabalho em grupo (TG) = 5,0 pontos
III – Desempenho Escolar (DE) = 5,0 pontos
Somatório Trimestral = Média TI+(TG+DE)

No componente curricular de Educação Física, a avaliação e média será obtida através da somatória de:
I – Participação = 5,0 pontos
II – Desempenho Motor = 5,0 pontos

Observação: A avaliação

Fundamental I: Os alunos que não obtiverem média igual ou inferior a 7,0 (sete) passarão por apoio pedagógico paralelo, oferecido em sala de aula durante todo o ano letivo.
Para ser aprovado, o aluno deve atingir 21 pontos e ter no mínimo 75% de freqüência. Caso o aluno não atinja os pontos necessários, o mesmo deverá fazer recuperação final dos componentes curriculares de aproveitamento insuficiente e obter a média 7,0 (sete) para ser aprovado.
Fundamental II: Durante todo o ano letivo, será oferecida recuperação contínua em sala de aula aos alunos que apresentarem necessidade nos conteúdos trabalhados. A recuperação trimestral será aplicada aos alunos que obtiverem média de provas inferior a 7,0 (sete). O resultado obtido nesta prova de recuperação será somado ao Desempenho Escolar anteriormente alcançado e dividido por dois, obtendo, assim, a Média Trimestral Final, ou seja:

I – Prova de Recuperação Trimestral (PRT) = 10,0 pontos
II – Desempenho Escolar (DE) = 10,0 pontos

Somatória da Recuperação Trimestral = Média PRT + DE/2

Sendo assim, o aluno que obtiver notas acima de 7,0 (sete) nas provas, porém não alcançar a média considerada necessária após a somatória ao DE, não terá direito à realização de prova de recuperação trimestral, uma vez que esta é dada somente aos alunos com média de prova inferior a 7,0 pontos.
Para ser aprovado, o aluno deve atingir 21,0 pontos e ter no mínimo 75% de freqüência. Caso o aluno não atinja os pontos necessários, o mesmo deverá fazer Recuperação Final dos componentes curriculares de aproveitamento insuficiente e obter a média 7,0 (sete) para ser aprovado. A Recuperação Final é composta por um trabalho de valor 2,0 (dois) pontos e uma prova de valor 8,0 (oito) pontos, com conteúdo estipulado pelo professor responsável.

Falta na Semana de Avaliação:

Fundamental I e Fundamental II
Pensando em garantir um bom andamento da semana de avaliações pedimos aos responsáveis que evitem as faltas nesse período, pois percebemos que as mesmas causam prejuízos aos nossos alunos e também à dinâmica dessa atividade.

Provas substitutivas

Informamos as novas normas para realização de provas substitutivas para o ano letivo de 2016.

O responsável pelo aluno somente poderá requerer a prova substitutiva por motivo de doença (mediante apresentação de atestado médico) e luto em família. A prova substitutiva deverá ser requerida na secretaria até 48 (quarenta e oito horas) após o retorno do aluno. Nos demais casos, o aluno que perdeu a avaliação mensal, ficará automaticamente de recuperação trimestral.

Solicitamos também aos pais que evitem marcar viagens e outros compromissos que envolvam os alunos no período de aulas e avaliações, pois não terão direito à prova substitutiva.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Educação Infantil
Para a educação infantil a escola disponibiliza os cursos de Ballet e Judô semanalmente no horário de aula, mediante contratação dos responsáveis.

Fundamental I e Fundamental II
Além das aulas que compõem a grade curricular, os alunos podem fazer atividades extras, que acontecem fora do horário de aula. As aulas extracurriculares para o fundamental I dividem-se em duas categorias:

  • Área Cultural
  • Área Esportiva

Fundamental I

                    2ª FEIRA
BALLET 12h15 – 13h10 2º ao 5º ano
3ª FEIRA
TEATRO 12h20 – 13h15 FUNDAMENTAL I/II
5ª FEIRA
JUDÔ 12h20 – 13h10 FUNDAMENTAL I/ II
6ª FEIRA
GINÁSTICA ARTÍSTICA 12h20 – 13h10 2º ao 5º ANO

Para o fundamental II as aulas dividem-se em três categorias:

  • Área Cultural.
  • Área tecnológica.
  • Área Esportiva.

O aluno do Ensino Fundamental II poderá realizar uma aula dentro de cada categoria, sem custo adicional. Caso haja interesse, mais atividades podem ser incluídas, mediante um valor cobrado separadamente. (verificar na secretaria da escola).

2ª FEIRA
FUTSAL 12h20 – 13h10 6º e 7º ano (manhã) Q. Descoberta (NOVA)
WEB DESIGNER 12h20 – 13h10 Fund. II – iniciantes Sala de Informática
3ª FEIRA
TEATRO 12h20 – 13h10 Fund. I e II Sala de atividades culturais
WEB DESIGNER 12h20 – 13h10 Fund. II – iniciantes Sala de Informática
HANDEBOL 11h30 – 12h20 Fund. II (tarde) Q. Descoberta (NOVA)
HANDEBOL 12h20 – 13h10 Fund. II (manhã) Q. Descoberta (NOVA)
GINÁSTICA 12h20 – 13h10 FUNDAMENTAL II Quadra Coberta
4ª FEIRA
FUTSAL 12h20 – 13h10 8º e 9º ano (manhã) Q. Descoberta
VOLEI 12h20 – 13h10 Fund. II Q. Descoberta (NOVA)
5ª FEIRA
STREET DANCE 12h20 – 13h10 Fund. II (6º e 7º ano) Quadra Coberta
JUDÔ 12h20 – 13h10 Fund. I e II Sala de atividades culturais
BASQUETE 12h20 – 13h10 Fund. II Q. Descoberta (NOVA)
WEB DESIGNER II 12h20 – 13h10 Fund. II (2º ano do curso) Sala de Informática
6ª FEIRA
FUTSAL 11h30 – 12h20 8º e 9º ano tarde Q. Descoberta (NOVA)
FUTSAL 12h20 – 13h10 6º e 7º ano tarde Q. Descoberta (NOVA)
ROBÓTICA 12h20 – 13h10 Fundamental II Sala das Possibilidades
STREET DANCE 12h20 – 13h10 Fund. II (8º e 9º ano) Quadra Coberta

Atenção: O tempo de permanência na escola para espera de atividade extra será de 1 hora.

Contamos com a colaboração de todos!