Literatura em HQ – 7º ano C

A literatura universal ganha novos adeptos por meio de adaptações pouco convencionais, como observamos, as editoras na tentativa de atrair cada vez mais um público jovem e exigente, inova ao adaptar textos clássicos para outras linguagens, como por exemplo as histórias em quadrinhos. Clássicos como, Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Os contos dos irmãos Grimm. Os Lusíadas, de Camões, e até mesmo as obras-primas universais de Shakespeare ganharam versões mais dinâmicas e coloridas em estilo mangá, um desenho típico da cultura japonesa.

Seguindo este fluxo, os alunos do fundamental II, realizaram uma atividade relacionada ao projeto fixo ´´ Círculo dos leitores“, o qual prezamos pela autonomia literária, apreciação e análise de diversas obras. Nos reunimos em círculos periódicos, debatendo aspectos importantes relacionados à leitura, desde o enredo a personagens, percorrendo vários temas, explorando as múltiplas significações que a literatura pode abordar.

Em nossa última atividade adaptamos diversos livros escolhidos para a linguagem de histórias em quadrinhos, sintetizando os enredos e mesclando texto, expressão e desenho, representando falas de personagens e retratando ambientes nos quais o enredo transcorre.

Esta atividade possibilitou que o aluno compreendesse como a literatura e a linguagem podem adquirir múltiplas significações e reinterpretações, reconhecendo as variadas formas expressivas e agregando também o modo como ele representa sua própria leitura e interpretações.

Enfim, além de uma proposta desafiadora e divertida, os alunos realmente se envolveram com as suas criações artísticas elaborando trabalhos extremamente criativos.