Matemática no Parque – 9º ano

Trabalhando em pequenos grupos.

Com o intuito de contextualizar o conteúdo de matemática “Figuras Poligonais”, em especial os “Triângulos”, os alunos tiveram a tarefa de aferir medidas no Parque Regional da Criança, próximo à escola. O desafio foi medir a altura do escorregador (foguete) que eles tanto conhecem, a altura de uma determinada árvore, de um certo poste, a extensão do lago principal e etc. Organizados em pequenos grupos, foram munidos de trena, transferidor e material para anotações.

De volta à sala de aula, fizeram um esquema com as anotações das aferições efetuadas no parque e a criação de um triângulo semelhante com os devidos cálculos. Para finalizar o trabalho, compartilharam suas experiências com toda a turma, explicando seus métodos de aferição, de esquematização, cálculos e suas impressões sobre a tarefa.

Este trabalho teve como objetivo principal, experimentar o conteúdo abordado de forma real. Ultrapassando os muros da escola, os alunos aplicaram seus conhecimentos como ferramenta de construção de saberes matemáticos e assim, potencializaram novos saberes de forma significativa.

Equipe de Matemática