Nosso dinheiro e a matemática no 1º ano: uma questão real

Situações vivenciadas em sala com relação ao dinheirinho do lanche de todos os dias começaram a chamar a atenção do grupo de professores, coordenação e assessoria pedagógica.

É muito comum vermos nossas crianças manuseando moedas e/ou notas de reais,

seja para juntá-las em um cofrinho ou mesmo para comprar o lanche da escola.

Esse contato é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, o valor das coisas e a importância de poupar e juntar quantias para comprar o que quer.

Este trimestre iniciamos nosso trabalho com o Sistema Monetário. A princípio as turminhas dos 1ºs anos  estão utilizando “dinheirinho” de brinquedo para comparar, contar, ordenar, calcular valores com notas e moedas e registrar diferentes quantidades utilizando números e outras formas de registro.

Por meio da resolução de situações problemas  nossos alunos estão descobrindo diferentes maneiras de compor valores como por exemplo que moedas ou notas precisam para compor  R$ 5,00, R$10,00 , R$ 20,00 e etc.

Iniciaremos em sala de aula uma poupança e vamos depositar nossas moedinhas no “cofrinho” da turma, sim, somente moedinhas, pois nosso intuito é, mais tarde, fazer a troca de valores, moedas por notas e no final de 4 semanas faremos uma visita à feira perto da escola e nosso lanche especial será pastel, caldo de cana e salada de frutas, tudo comprado com o valor da nossa “poupança”.

A turminha já está ansiosa!

Profª Renata