Nossos alunos do 4° ano fizeram um estudo de meio na Estação de Tratamento de água de Cotia

A Sabesp possui 208 estações de tratamento (ETA’s), que funcionam como verdadeiras fábricas para transformar a matéria-prima, água insalubre, em água potável. Vinte e nove destas instalações abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e outras 179 fornecem água aos municípios do interior e litoral de São Paulo.
Atualmente, a capacidade de produção atinge 105 mil litros de água por segundo e há projetos de extensão e melhorias dos sistemas de abastecimento, como por exemplo, o Sistema Alto Tietê que terá acréscimo de 50%, passando de 10 para 15 mil litros de água por segundo.
As crianças acompanharam todas as fases do processo, que exige um rígido controle para dosar a utilização de produtos químicos e acompanhar os parâmetros de qualidade.

Neste estudo, nossos alunos tiveram a oportunidade de:

• compreender as características físicas da região e os principais problemas ambientais;
• conhecer o ambiente interno de uma Estação de Tratamento de Água;
• compreender a importância da água potável para o consumo humano;
• saber o processo e os mecanismos utilizados para o tratamento e a distribuição da água;
• reconhecer as principais implicações ambientais relacionadas ao processo de utilização da água;
• reconhecer a importância da preservação dos mananciais e provocar a reflexão e a ação do jovem sobre o tema preservação ambiental desenvolvimento sustentável através do estudo;
• perceber a importância da consciência ecológica neste tipo de estudo;
• desenvolver relações interpessoais em diferentes situações e locais diferentes do cotidiano escolar.

Confiram as fotos!!!