O uso do tablet na Educação Infantil

Cada vez mais a tecnologia está presente nas nossas vidas. Nossos lares foram invadidos por aparelhos eletrônicos que se espalham por todos os lados. Desta forma, as crianças nascem e crescem em um ambiente diferenciado, onde estão expostas as diferentes formas de estímulos digitais.
Explorar o tablet, como ferramenta no cotidiano da Educação Infantil tem como objetivo otimizar, colaborar e inovar a aprendizagem.
O uso dele em sala de aula traz muitas vantagens. Além da busca de informações e realização de pesquisas tem a mobilidade de organizar as crianças em grupos, sentados em roda ou em espaços abertos, fora da sala de aula. Também tem a facilidade de realizar registros como: anotações, gravações de voz, filmagens e etc.
Os tablets estão sendo utilizados nas etapas do projeto, como fonte de pesquisa e escrita e nas atividades desenvolvidas em sala de aula, ajudando na coordenação motora, concentração e no trabalho com as letras do alfabeto e números.
Em nosso projeto “Bichinhos de jardim, parques e praças”, os alunos do Baby III observaram diversas espécies de formigas no tablets. Descobriram que são mais de 12.000 espécies e que as mais conhecidas são: Formiga de Jardim e Formiga Domésticas e as cores das mesmas costumam ser castanho escuro ou preto.
NoInfantil os alunos pesquisaram imagens das encantadoras borboletas e procuraram as diferenças entre borboletas e mariposas.
As crianças do Infantil I estão investigando a vida das minhocas. Com o auxílio dos tablets propiciamos aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição de leitura de imagens e pesquisa de como vivem as minhocas e suas características.
Os alunos do Infantil II pesquisaram imagens de diferentes espécies de aranhas e ainda tiveram um desafio: escrever o nome da espécie que mais gostaram.
Nossos alunos adoraram participar desses momentos de descobertas!
A tecnologia é um ótimo instrumento educacional, utilizado em nossa escola de forma consciente e apropriada para nossos pequenos aprendizes!
Prô Sueli – Educação Infantil