Poemas de José Paulo Paes e Sérgio Capparelli no Infantil I

Neste trimestre tivemos a oportunidade e prazer em conhecer as poesias de José Paulo Paes e Sérgio Capparelli. Grandes autores de poesias infantis que encantaram o universo literário e que possibilitou e possibilita um despertar do prazer pela leitura e avanço no processo de desenvolvimento infantil.

Iniciamos com uma roda de conversa apresentando o projeto e fizemos a leitura da poesia “Convite” de José Paulo Paes. Após a leitura deixamos que as crianças comentassem livremente suas impressões e que trocassem informações. Em seguida fizemos perguntas como: o que acharam mais interessante nesta poesia? Quais as brincadeiras citadas nesta poesia? Do que o autor está falando? Podemos brincar de poesia? Estas perguntas ajudam as crianças a pensar nas palavras que o autor utilizou para causar nos leitores o prazer e o gosto pelas poesias.

Além disso, as situações trabalhadas no projeto tiveram como intenção que os alunos vivenciassem o papel de leitores, mesmo antes de saber ler convencionalmente.

Apresentamos os poemas dos autores e as crianças escolheram sete  para memorizar e  confeccionar um livro “Poesias Preferidas do Infantil I”. Os poemas selecionados foram:

– Chatice

– Cartola do Mágico;

-Valsinha;

-O Trem dos Ratinhos;

-Mistério de Amor;

-O Que Disse o Passarinho;

-Um Elefante no Nariz;

Das poesias escolhidas “O Que Disse o Passarinho” foi a que eles mais gostaram, fala de um passarinho fofoqueiro muito engraçado.

Além de escolher as poesias as crianças capricharam nas ilustrações e tiveram um grande desafio, escrever os títulos dos poemas.

Para escrever eles puderam recorrer a cartazes dos poemas expostos na sala de aula e descobrir onde estava o título que queriam escrever, ou seja, tinham que “ler” os cartazes para localizar o título do poema escolhido. Esta foi uma atividade muito importante para o processo de alfabetização que já começa nesta fase da escolaridade. Também fizemos a escrita dos títulos coletivamente na lousa, as crianças dizendo as letras e as informações sendo discutidas e compartilhadas com todos.

Em geral os alunos se sentem bastante atraídas por este tipo de texto e muitas vezes já o conhecem por intermédio de músicas infantis, parlendas e outros textos da tradição oral que têm predomínio da linguagem poética. A nossa função é ampliar o conhecimento, mostrando outros artistas e poemas interessantes para a faixa etária.

As poesias, memorizadas, possibilitaram às crianças aprenderem não só o conteúdo, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, com ritmos e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas.

Foi uma ótima experiência para que as crianças pudessem trabalhar a oralidade, expressividade, organização de trabalho no grupo e autonomia.

E para fecharmos com chave de ouro, as crianças “recitaram e encantaram” no sarau do Sábado Literário.

Um abraço,

Professora Sueli

10358887_10203732608650753_6523629140754653288_n 10363514_10203732609130765_5992373477104713463_n 10593073_10203732612290844_3907483427591231367_n 10612686_10203732610930810_2062136244017942087_n DSCF6355 (1) SAM_2561 (1)