Praticando Ciências – 4º ano A

Realizamos uma aula prática de ciências, após o estudo sobre o processo do tratamento de água, decantação e filtração.

Para separar um líquido de um sólido de maior densidade os alunos puderam experimentar, analisar e praticar no laboratório de ciências, a partir de um experimento simples. Com um copo transparente, areia e água  representaram o processo de decantação.

Na atividade de filtração, os alunos separaram uma mistura de água e areia. O objetivo  é que eles percebam que há diferentes formas de separar uma mesma mistura, utilizando um copo de água com areia, um funil e um filtro de papel ,  notaram que este processo é mais rápido e eficiente do que  o de decantação.

A grande maioria dos materiais que encontramos na natureza está na forma de misturas, que devem ser separados para que possam ser utilizadas como matéria-prima na fabricação dos mais variados tipos de produtos.

Para cada tipo de mistura, existe um processo de separação diferente. A escolha do processo de separação está principalmente ligada à questão econômica, pois quanto mais barato for o processo escolhido, menor será o preço final da matéria-prima e, portanto, maior deve ser a competitividade do mesmo.

Confira algumas fotografias da nossa aula prática de ciências: