Produção textual, mais um recurso: os tablets!

Aula de Produção de Textos no Ensino Fundamental vai além do papel e caneta

A proposta para as turmas de 6º ano foi utilizar a tecnologia  na aula de Produção textual com mais um recurso, os tablets.

Os tablets têm sido uma ferramenta importante de uso cotidiano. De fato, nós professores do INTERAÇÃO temos o melhor a oferecer em relação à aprendizagem e  novidades tecnológicas, e os nossos  alunos compartilham os seus saberes conosco e outros alunos. Assim, o que temos é uma turminha muitíssimo comprometida, o que implica interação, troca de informações e conhecimento.

Para a produção deste texto, inicialmente, estudamos o gênero textual com auxílio do livro didático, fizemos a leitura dos textos do próprio livro, disponível nos tablets, e em seguida os alunos produziram seus próprios textos, com o repertório ampliado, já que a leitura prévia permitiu uma análise e aprofundamento maior antes da escrita.

Além do mais, este recurso possibilita  à escola ensinar a escrever não somente com papel e caneta, dando a oportunidade de discutir com os alunos a eficiência destes recursos atuais, na revisão e produção dos textos. Também é o momento de abordar a importância da escrita correta das palavras, mesmo quando utilizamos o teclado, já que com as redes sociais perdeu-se um pouco a noção de que é importante pensar no interlocutor antes de escrever.

Após terminar a produção do texto, revisamos e divulgamos as ideias entre os colegas de sala.

O resultado é sempre surpreendente, já que o envolvimento dos alunos é muito grande neste tipo de aula.

Vejam as fotos.

Profª Claudia Bonilha