Projeto: Faz de Conta… Brincando de Pizzaria no Infantil I

Iniciamos o projeto conversando com os alunos sobre tudo o que já sabiam sobre pizzarias. Perguntamos se eles já tinham visitado uma, se tinham prestado atenção na organização desses estabelecimentos, o que era servido, se existia uma variedade grande de opções no cardápio e se haviam gostado da experiência. Todos participaram ativamente da conversa e contribuíram com suas observações. Para dar continuidade à discussão, lançamos as seguintes perguntas: “Se a nossa turminha resolvesse organizar uma pizzaria para brincar, o que não poderia faltar?”, “Como deveria ser o espaço?”, “Que materiais coletar?”. Nesse momento houve uma “Chuva de Ideias” para tomarmos as primeiras decisões e começarmos a nos organizar para a tão esperada “Brincadeira de Faz de Conta”.

Já escolhemos os nomes das nossas pizzarias: Infantil I A “Pizzaria dos Sonhos” e Infantil I B “Pizzaria Delícia”.

Continuamos usando todas as informações coletadas para promover situações de escrita em pequenos grupos e coletivamente, leitura e utilização da linguagem oral para expor ideias, tudo de forma lúdica e atrativa para os pequenos.

Durante as etapas do projeto vamos organizar cartazes, desenhos e coletar materiais para a nossa brincadeira. Depois definiremos os papéis, tarefas de cada um e combinados para o dia da brincadeira.

As crianças estão ansiosas para o grande dia!

Aguardem!