Reflexão sobre o percurso pedagógico que o Centro Educacional Interação tem realizado através do olhar da avaliação externa

Suzete de Souza Borelli

Assessora de Matemática

A avaliação externa

A avaliação externa é um dos instrumentos para o acompanhamento das ações educativas de um Sistema de Ensino ou de um conjunto de escolas. Ela pretende verificar o desempenho da escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos gestores de Sistemas e às unidades escolares um retrato de seu desempenho para posterior tomada de decisões pedagógicas.

O objetivo da avaliação externa é verificar a qualidade da Educação que está sendo oferecida, possibilitando, a partir dos resultados, um panorama geral do desempenho dos alunos em duas áreas do conhecimento Língua Portuguesa e Matemática, especificamente com o 5º ano do Ensino Fundamental.

As avaliações externas ou também chamadas de larga escala podem ser censitárias ou amostrais. Elas possuem uma metodologia e instrumentos específicos de análise que possibilitem a manutenção da comparabilidade e confiabilidade dos resultados. Para efetivar a comparabilidade, os testes são construídos de forma padronizada e seus resultados são alocados em uma escala de proficiência que varia de zero a 500. As escalas de proficiência estão organizadas em intervalos de 50 em 50, como podemos verificar na tabela abaixo e organizadas em quatro níveis: Avançado, proficiente, básico e o abaixo do básico.

Tabela1: Proficiências em Leitura e Matemática

Nível de desempenho Leitura Matemática
Avançado Maior que 250 Maior que 275
Proficiente Entre 200 e 250 Entre 225 e 275
Básico Entre 150 e 200 Entre 150 e 200
Abaixo do Básico Menor que 150 Menor que 150

Colégio Interação e a Avaliação Externa

Fizemos uma pequena introdução para situar a nossa comunidade escolar sobre a importância da avaliação externa e anunciar que no ano de 2013 o Colégio Interação participou da Jornada de Avaliação organizada pela Avalia Assessoria Educacional, empresa responsável por grande parte das Avaliações de larga escala em todo pais.

Apresentaremos a seguir alguns dos resultados de proficiência de Leitura e de Matemática compartilhando assim, o bom desempenho alcançado pela escola nessa primeira participação.

Tabela 2: Resultado do 5º ano em relação a Leitura e a Matemática – 5º ano/2013

Nível de desempenho

Distribuição percentual de alunos nos níveis
Leitura Matemática
Avançado 74% 16%
Proficiente 25% 44%
Básico 1% 38%
Abaixo do Básico 0% 1%

Ao analisarmos os resultados da nossa escola podemos verificar que existe uma concentração nos níveis mais altos de proficiência, tanto em relação a Língua Portuguesa, quanto em Matemática. O que demonstra que as ações pedagógicas que estamos desenvolvendo têm permitido uma apropriação dos conhecimentos por parte dos alunos.

Comparação com escolas semelhantes

Um dos dados organizados pela Instituição que organizou a Jornada de Avaliação foi a comparação dos dados de instituições educacionais com perfil semelhante ao do Centro Educacional Interação, apresentaremos os dados em três agrupamentos: a nossa escola, escolas semelhantes e a escola-padrão.

Escolas semelhantes: considera a localização, o tamanho e o nível sócio econômico das famílias atendidas.

Escola padrão: fundamentada na terceira meta do compromisso Todos pela Educação[1].

Tabela 3: Comparação entre escolas semelhantes do resultado de Leitura do 5º ano/2013

Nível de proficiência
Grupos Avançado Proficiente Básico Abaixo do Básico
Nossa escola 74% 25% 1% 0%
Escolas semelhantes 68% 26% 5% 0%
Escola Padrão 25% 45% 25% 5%

Como podemos verificar na tabela acima a nossa escola não tem nenhum aluno abaixo do básico, apenas 1% no nível básico e 25% no nível proficiente e 74% de alunos muito acima do que é esperado para esse ano de escolaridade. Se compararmos com as escolas semelhantes, também vemos que a proficiência dos nossos alunos está concentrada no nível avançado como também o está das escolas semelhantes, no entanto, estamos 6% acima das escolas que possuem características semelhantes à nossa.

Nesse sentido, fica evidente o deslocamento para um nível superior da proficiência dos nossos alunos na leitura.

Tabela 4: Comparação entre escolas semelhantes do resultado de Matemática do 5º ano/2013

Nível de proficiência
Grupos Avançado Proficiente Básico Abaixo do Básico
Nossa escola 16% 44% 38% 1%
Escolas semelhantes 14% 44% 39% 3%
Escola Padrão 25% 45% 25% 5%

Ao analisarmos as proficiências dos alunos em Matemática, verificamos que em relação ao conhecimento Matemática os nossos alunos estão 2% acima no nível avançado do que em relação às escolas semelhantes, ficando evidente também o deslocamento das proficiências para o nível superior.

Finalizando, podemos perceber que os resultados da avaliação externa mostram que o currículo desenvolvido, a formação dos professores, as estratégias de ensino e as formas de acompanhamento dos alunos estão alcançando níveis altos de proficiência dos nossos alunos.

Parabéns a toda equipe do Centro Educacional Interação pelos resultados alcançados!

[1] Todos pela Educação: Movimento formado pela iniciativa privada, sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos que buscam meios para garantir uma educação básica de qualidade.