Viagem Pedagógica: Lima – Peru

As viagens de estudos são oportunidades incríveis para conhecer novas escolas, outras culturas e trazer inspirações para renovação da prática pedagógica.

Entre os dias 2 e 5 de novembro, uma parte da equipe de coordenação e assessoria pedagógica: Regina Câmara, Bianca de Paula, Andreia Anastácio e Glaucia Porto conheceram em Lima, as unidades da La Casa Amarilla e do Colégio Aleph, instituições inspiradas nas escolas italianas de Reggio Emilia.

Participaram de palestras temáticas, aulas interativas e conheceram os espaços das escolas, trazendo na bagagem muita inspiração e novas experiências para compartilhar.

O que mais chamou atenção da equipe que representou o Interação no Peru foi: a autonomia dos alunos, desde a Educação Infantil; a configuração dos espaços por toda a escola, até nos corredores; os ambientes são organizados com intenção de provocar reflexão e criar contextos de aprendizagem; e o trabalho em pequenos em grupos. A equipe viu alunos visivelmente engajados e comprometidos com a aprendizagem em colaboração, quase nunca as propostas são para a sala toda ao mesmo tempo, há para cada grupo uma proposta instigante e desafiadora.
Toda a experiência de Lima já está sendo compartilhada com os professores, logo os alunos se beneficiarão. Este foi mais um investimento da escola no seu compromisso e busca contante de oferecer uma educação de qualidade.