Fundamental I

A entrada no Ensino Fundamental I é um momento importante da escolaridade. Toda nossa atenção está voltada para garantir a construção de novas competências, para a adaptação à nova rotina e às novas demandas escolares. Começa um fortalecimento da postura de estudante e são exigidos maior compromisso com os estudos e com as tarefas.

Nosso currículo é baseado no desenvolvimento de competências  que envolvem a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, e para o exercício da cidadania dentro e fora da escola.

Adotamos e produzimos uma diversidade de materiais que apoiam e complementam a proposta pedagógica, promovendo as melhores condições necessárias aos alunos, assegurando seu direito à aprendizagem. O currículo é composto por projetos, sequências didáticas e atividades permanentes como modalidades organizativas. O material didático não está engessado em um único sistema de ensino e contempla desde livros didáticos de diferentes autores e editoras até uma plataforma digital com propostas que permitem a personalização do ensino e a tecnologia como uma ferramenta a favor da aprendizagem.

A proposta pedagógica da escola está alinhada aos objetivos propostos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) bem como os materiais adotados e o currículo implementado de 1o ao 5o ano. Levando em consideração as competências gerais da BNCC, nosso objetivo é exercitar a curiosidade intelectual de nossos alunos e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.