Leitura Compartilhada do livro “Lobinho na Escola de Enganação”

Neste trimestre a turma do 2°ano D, realizará a leitura compartilhada do livro “Lobinho na Escola de Enganação”, que conta a divertida história de um lobinho bem-comportado que é obrigado pela família a frequentar a escola do Tio Lobão do Mau para aprender “as nove lições do mau caratismo” e durante o caminho para esta estranha escola viverá várias aventuras.

A leitura compartilhada tem como objetivo promover situações favoráveis à reflexão e à discussão sobre o que foi lido. São momentos dedicados à apreciação, à troca de impressões e opiniões e ainda à análise de elementos literários, entre eles, o papel do narrador, as mudanças vividas por um personagem central, as motivações de personagens para determinadas atitudes, a linguagem usada pelo autor para se referir a um evento ou mesmo para descrever personagens e situações, o tempo em que se passa a história e o tempo em que é contada, etc. Para que ampliem suas possibilidades de compreensão e apreciação é fundamental que contem com a mediação do professor,  que tem a função de favorecer e instigar a observação de aspectos da obra que passariam despercebidos e que se colocam como necessários para a atribuição de sentidos e de significados. Do mesmo modo, contam com a oportunidade de confrontar diferentes interpretações, já que há um grupo de alunos debruçando-se sobre um título.  Trata-se, assim, de um espaço também oportuno para colocar as crianças em contato com obras e autores mais desafiadores, digamos assim, em comparação aos livros que elas tendem a ler sozinhas, afinal, contarão com o apoio de um leitor bastante experiente, um mediador: o professor.

Os alunos estão ansiosos pelas aventuras que estão por vir e para descobrir se o lobinho realmente vai aprender as lições e virar um verdadeiro lobo mau!