Arte: Apreciar, produzir e refletir

Durante o trimestre trabalhamos com os artistas Lasar Segall – a obra “Paisagem Brasileira” e Di Cavalcanti – “Favela”.

Acreditamos que, mais do que aprender a linguagem, os alunos precisam conhecê-la e se relacionar com ela, desenvolvendo seu próprio percurso de criação.

Realizamos  um trabalho no 2º ano composto por três etapas (apreciação, produção  e observação), que permitiram que cada aluno avançasse dentro de seus conhecimentos e de suas vontades enquanto produtor de arte. Para alguns, os modelos foram  fundamentais. Para outros, a prática. Outros ainda precisaram observar e reproduzir. O fato é que só assim os alunos conseguiram se aproximar dessa linguagem tão importante da nossa cultura e se relacionar com ela de maneira autônoma.

Ao possibilitar aos alunos o contato com a linguagem artística, eles ganham repertório visual e com isso encontram sentido para suas próprias produções. O importante é que perceberam a variedade de possibilidades e que cada artista desenha de um jeito. Por fim, as crianças também produziram. Essa é a etapa seguinte a apreciação e a observação.

A nossa  turma foi convidada a experimentar os procedimentos utilizados pelos artistas. Não se trata de copiar. O objetivo é testar a técnica e ver se gosta, analisando que espaços e formas foram criados e depois fazer de novo.  Esse trabalho possibilitou um olhar diferenciado e mais apurado, desenvolvendo assim a criatividade dos mesmos na sua própria construção.

Slide1