As plantas e o 2ºano

Os alunos dos 2º anos aprenderam e pesquisaram sobre as plantas. Foi um trabalho realizado em sala de aula que proporcionou a eles uma aprendizagem diversificada por meio de coleta de dados, análise e investigação. E assim, analisando os dados aprenderam a lógica do ciclo da vida das plantas.

Quando propomos um estudo sobre plantas, mostramos aos pequenos que há outras formas de vida e de organização, que são diferentes das nossas no tempo e no espaço, e que essas formas de vida são analisadas com base em representações que estão intimamente ligadas ao nosso modo de ver o mundo.

Os alunos retiraram as folhas de diversas plantas e depois, na sala de aula, fizeram várias descobertas:

“As folhas têm diferentes tipos, texturas e tamanhos”.

“Elas usam a energia do sol, que recolhem um pigmento verde chamado clorofila”.

“No outono as folhas perdem clorofila, tornando- se avermelhadas…”

Nesse tipo de atividade o conhecimento e a valorização de diferentes formas da vida, levam a condutas conscientes sobre a necessidade de preservação do  nosso meio ambiente.

Professora Ketma