Jornal Interação: construindo conhecimento, fazendo história!

A matemática serve para descrever o mundo de uma forma rigorosa e precisa. Ela é uma linguagem, uma parte essencial na formação de modelos. Modelo de rigor e precisão, essa ciência ao longo dos anos foi amada por alguns e odiada por muitos. Segregada das demais áreas do conhecimento, os seus amantes sempre foram vistos com um olhar meio atravessado e o senso comum sempre apregoou que se alguém gosta de matemática, parafraseando Dorival Caymmi, “é ruim da cabeça ou doente…”.

Entretanto, nos dias atuais, podemos perceber que todas as áreas e disciplinas devem trabalhar e articular juntas na construção do conhecimento. Projetos que reúnam habilidades e competências das diferentes áreas são de extrema importância para que a construção do conhecimento se dê, propiciando ao aluno o desenvolvimento de seu senso crítico e do pensamento articulado e fundamentado, aspectos primordiais para a construção e exercício da cidadania.

Pensando e seguindo essa ideia de construção do saber é que o Projeto Jornal Interação foi desenvolvido. Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II foram os escolhidos para a produção de algo pioneiro. Nada melhor que a produção de textos e artigos para abordar a matemática de forma leve e descontraída, mas sem deixar de lado a seriedade no trato das informações, e também estabelecer conexões com outras disciplinas. O jornal mostrou ser o veículo ideal para que essa ponte fosse criada e deu aos estudantes a oportunidade de criar algo que até então nunca havia sido realizado.

Iniciado no primeiro trimestre do ano várias foram as fases do projeto. Escolha dos temas e definição das seções, criação do logotipo do jornal, pesquisa e separação das informações, edição, entre outras, foram as etapas vencidas até que sua finalização se desse no último dia 26 na Mostra Cultural com a apresentação dos alunos e o lançamento do Jornal Interação.

1 2

Durante todo esse processo nossos alunos produziram algo novo e não apenas uma novidade. Segundo o filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella, a novidade é aquilo que vem faz um pouco de fumaça e sai. Novo é aquilo que vem, revoluciona e persiste. Nossos alunos fizeram isso. Ao construir e desenvolver esse projeto eles escreveram páginas no livro de suas vidas que nunca serão apagadas. Conquistaram um lugar na história do Centro Educacional Interação que é só deles e marcaram a vida de seus professores que tiveram o privilégio de estar junto a eles durante essa caminhada.

Meus sinceros agradecimentos à Professora Marcia Medina por sua amizade, companheirismo, orientação e confiança no decorrer desse percurso. Aos alunos do 8º ano A e 8º ano B o meu muito obrigado. Vocês conheceram, fizeram, conviveram e mais do que isso, vocês são a história.

[gview file=”https://www.escolainteracao.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Jornal-Interação-Final.pdf”]

Professor Eliseu dos Santos Conceição

REFERÊNCIAS

CORTELLA, Mario Sérgio. Educação, convivência e ética: audácia e esperança! São Paulo: Editora Cortez, 2015. 118p.