O que o jornal de hoje nos traz?

Viver em um ambiente onde ler é parte do cotidiano das pessoas, faz toda a diferença para os alunos da nossa Escola. A leitura de jornais, hábito em nosso país de algumas famílias apenas, faz parte do dia-a-dia da nossa turma.

A compreensão desse portador de textos e do papel que assume na vida dos leitores permite ao educador planejar situações didáticas que visam aprendizagens no eixo da oralidade, da leitura e da escrita. E são muitas as oportunidades que se pode criar a partir do uso do jornal no cotidiano da escola.

A leitura do jornal permite que as crianças tenham acesso às informações que circulam em seu bairro, na cidade, no país e no mundo, podendo externar opiniões e ideias sobre o noticiário. Possibilita que elas aprendam para que se usa um jornal, que tipo de informações podem ser encontradas ali e que conheçam as práticas usuais dos leitores do jornal.

A leitura do jornal passou a fazer parte da rotina dos alunos dos 5ºs anos, criamos, assim, um espaço para exercitar a oralidade. As imagens e notícias sobre os mais diferentes acontecimentos,  tornaram-se do interesse do aluno,  servindo como disparadores a muitas discussões no grupo.

5º ano A – Professora Marisa