Querer que os filhos estudem é uma vontade de 10 em 10 pais, não é mesmo?

Mas motivar os jovens e pequenos às vezes não é uma tarefa fácil.
Então, vamos tentar ajudar dividindo algumas dicas importantes para tornar essa tarefa mais fácil

Primeiro, antes de tudo, comunicação é a chave! Lembre-se sempre de buscar maior transparência na relação, afinidade entre os familiares, compartilhar frustrações e desejos e ter sempre espaços abertos para conversas!
Vamos lá!

Adote e demonstre uma atitude positiva!
A juventude é um período turbulento, então, é ideal demonstrar apoio e confiança através de encorajamento, crie o hábito de verbalizar como você acredita na capacidade dele!
Garanta um ambiente propício para os estudos!
É essencial que o jovem tenha o seu lugar seguro e tranquilo para se concentrar, por isso, avalie como é possível ter no lar um local tranquilo, silencioso, com boa iluminação.
Defina metas realistas e equilibradas
A falta de uma meta clara ou a definição de objetivos impossíveis também afeta bastante a motivação para estudar. Mas, é importante pensar na vida dos pequenos, evite criar metas como estudar 8 horas toda tarde, porque isso não é nada realista!
Reconheça o Esforço feito
Reconhecimento funciona bem, sendo muito positivo para o desenvolvimento do adolescente. Parabenize seu filho pelas conquistas (mesmo as bem pequenas) e comemore cada vitória em família.
R O T I N A!!
A adolescência é o momento em que, na maioria das famílias, a rotina vai por água abaixo. Puxe as rédeas e mantenha a ordem nos horários. Lembre-se: poucas horas de sono e a falta de nutrientes na alimentação podem fazer com que o funcionamento do cérebro seja afetado em funções essenciais, como a memória. Sabendo disso, ajude seu filho a se ajudar!
Ensinar é a melhor forma de aprender!
Essa é uma maneira muito produtiva de se colocar presente, disponível e até mesmo aberta para dividir ideias. O adolescente deve se colocar como aquele que tem todo o conhecimento, sendo essa mais uma entre muitas das técnicas para estudar.
Incentive atividades físicas!
É importante orientar que os filhos também tenham na rotina a prática de atividades físicas — seja natação, corrida, musculação ou mesmo aulas de dança. Porém, mais do que impor um tipo de atividade que faça sentido para os pais, o adolescente precisa encontrar aquilo que combine com a sua personalidade. Essa é também uma forma de motivar os estudos dos filhos.
Permita escolhas!
Essa é uma maneira muito positiva de demonstrar que existe uma relação de confiança. Também que há um olhar que pode ser muito útil para o futuro não imponha horários para os estudos. Da mesma forma, não é positivo indicar qual deve ser a rotina de estudo dos filhos adolescentes. É melhor sempre manter uma relação aberta e de diálogo para que ele consiga ver nos pais um pilar de confiança para uma tomada de decisão segura.
Entenda o que está acontecendo
Na realidade, é muito fácil dizer que seu filho adolescente não estuda porque é preguiçoso e só quer brincar. Mas será que algo mais está acontecendo e você nem sabe? Se coloque em posição de conversar e dialogar!

#paisefilhos #educacao #escola #escolainteracao #saudavel #adolescentes #aprendizado