A ação da enzima existente na saliva

Esse trabalho é fruto da prática experimental realizado em aulas de laboratório de Ciências, cujo objetivo foi a observação da ação da enzima AMILASE SALIVAR OU PTIALINA, presente na saliva e responsável pelo primeiro processo digestivo, transformando o AMIDO em um tipo de açúcar chamado MALTOSE.
Ao ingerirmos um alimento, ele precisa ser reduzido em partículas menores. A digestão, portanto inicia-se na boca, utilizando-se o AMIDO como veículo para essa quebra. O AMIDO é encontrado nos carboidratos.
Os alunos puderam observar que o amido ao reagir com o iodo, apresenta uma coloração roxa, porém ao ser misturado com a saliva altera esta coloração por conta da atuação da enzima PTIALINA.
Os alunos também puderam observar que a batata e o arroz também são ricos em amido, porque reagiram com o iodo.
Após a prática experimental elaboraram um relatório com as observações e conclusões percebidas durante a realização do trabalho e já estão aguardando a próxima investigação científica!!

Profª Célia Monteggia