A Arte de Anotar: Como tornar visível a aprendizagem!

A Anotação é um gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, é uma forma de sistematizar e de organizar os conhecimentos. Na escola, a anotação é produzida por um aluno para si mesmo com o propósito de aprender, estudar, visualizar as informações de um texto. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, frases curtas, abreviações, grifos de cores diferentes, para produzir um esquema ou mapa mental.
Mapas mentais são essenciais na hora do estudo, pois reduz, simplifica e seleciona as informações que serão mais relevantes referente ao que está sendo estudado. Podem ser desenhados à mão ou no computador, incluindo imagens, setas, diversas cores. O importante é que retrate as informações mais relevantes sobre um determinado tema.