A importância do nome próprio e a escrita no Infantil

Na turma do Infantil realizamos um trabalho muito rico de leitura e escrita do nome próprio. As crianças são incentivadas a reconhecer seus pertences por meio de seu nome nas etiquetas e assim passam a familiarizar-se com o conjunto de letras ali presente. Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, o aluno, consequentemente, o memoriza. A partir de então se inicia seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade.

Brincadeiras como bingo, adivinha dos nomes, dança das cadeiras dos nomes, contato com letras móveis, as plaquinhas com o nome entre outras, fazem parte das atividades de leitura e escrita que oferecemos para que nossos alunos possam aprender a escrever o próprio nome sem que simplesmente “desenhem” as letras copiando e reproduzindo o que está na plaquinha, mas sim reconhecendo as letras de seu nome e memorizando a ordem correta para escrevê-lo.

O processo de escrita do nome inicia-se com as letras móveis e a plaquinha para que o aluno monte o seu nome e em seguida possa escrevê-lo com o auxílio da plaquinha. Após esta atividade incentivamos para que escrevam sem olhar o modelo da plaquinha, mesmo que no início omitam algumas letras ou as coloquem fora de ordem é importante que escrevam livremente para expressar o que já aprenderam sobre seu próprio nome.

O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que este trabalho gera uma relação de identidade da criança com a escrita.

O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar um inicio de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia a dia.

Profª Meire

Veja a evolução da escrita do nome próprio de nossos pequenos.

0 respostas

Deixe uma resposta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.