Avaliação certificadora de inglês

Caros alunos e pais,

Hoje em dia dominar línguas estrangeiras tornou-se uma requisição tanto do mercado de trabalho quanto da própria sociedade, uma vez que povos de diferentes nacionalidades convivem em ambientes presenciais e virtuais. Dentre as línguas estrangeiras, inglês tornou-se hoje o idioma internacional usado em comunicações da área das ciências, cultura, economia, política, arte, e etc.

Os cursos de inglês da Escola Interação têm sido bem avaliados pelos profissionais que atuam na escola, pais e alunos, no entanto, sentiu-se a necessidade de estabelecer parâmetros mais próximos aos testes internacionais para atestar a qualidade deste aprendizado, sem perder o foco no uso social da língua.

Como solução para esta questão, a empresa contratada pela escola para assessoria em línguas estrangeiras, elaborou uma avaliação certificadora seguindo os parâmetros de dois testes internacionais reconhecidos mundialmente: Cambridge e Ielts. O objetivo dessa prova é oferecer uma certificação oficial do nível de proficiência de cada aluno, ao mesmo tempo que fornece informações sobre o aprendizado dos alunos à equipe da escola para que possa aprimorar ainda mais o trabalho realizado.

As provas verificam as quatro habilidades discursivas – compreensão e produção oral e escrita – e são aplicadas no horário normal de aulas, sem necessidade de deslocamento dos alunos. Em 2017, a prova será aplicada aos alunos do 5º e 8º anos, representando respectivamente a proficiência adquirida durante os segmentos de Fundamental 1 e 2.

Os resultados individuais serão enviados até o final do ano, na forma de um relatório de desempenho por habilidade, mencionando também a classificação de proficiência como descrita no European Common Framework of Reference for Languages[1].

Além disso, análises quantitativas e qualitativas serão apresentadas e discutidas com a equipe de professores, coordenadores e gestores da escola, resultando em propostas de aprimoramento do trabalho, aliados ao registro concreto dos avanços conseguidos.

As provas acontecerão entre os dias 03 e 13 de abril próximo.

Atenciosamente,

Bianca de Paula                                                                           Sandra Baumel Durazzo

Diretora Pedagógica da Escola Interação                              Assessora para LE

[1] http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/source/framework_en.pdf