Alunos do 8º ano aprendem mais sobre o sistema cardiovascular e digestório através de torso anatômico

Com o objetivo de incorporar ao conhecimento teórico sobre o estudo do corpo humano e os respectivos sistemas que o compõe, trabalhamos com a turma do 8º ano C em laboratório de Ciências, experimentações e práticas bastante interessantes sobre a digestão, os nutrientes e o caminho do alimento no corpo, tais como:

– A ação do suco gástrico no estômago;
– Reação da enzima na saliva sobre o amido;
– Presença do amido na batata.

Os alunos realizaram apresentações utilizando o torso anatômico do Sistema digestório e elaboraram cartazes com as funções dos respectivos órgãos.

Quanto ao estudo do Sistema cardiovascular, a proposta do projeto foi tornar os conceitos teóricos ainda mais atrativos e descontraídos, abrangendo a importância do funcionamento do coração e função vascular.  Então, na prática realizamos:

– Medição de pressão arterial e batimentos cardíacos. (em repouso e após atividade física.)  Em laboratório, a equipe do 8º C  aferiu dos seus colegas, utilizando aparelho de pressão automático digital.

Tais atividades fundamentam a necessidade de em Ciências, associar a teoria à prática, pois, sobretudo exerce importante papel motivacional e desperta a curiosidade e o conhecimento científico.

Profª Célia Monteggia