Explorando Grandezas e Medidas

As medidas estão presentes em grande parte das atividades cotidianas das crianças.

Desde muito cedo, elas têm contato com certos aspectos das medidas como: tamanhos, pesos, volumes, temperaturas diferentes.

Estas diferenças frequentemente são assinaladas pelos outros (está longe, está perto, é mais baixo, é mais alto, mais velho, mais novo etc.).

O uso dos calendários e a observação das suas características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês etc.) permitem marcar o tempo que falta para alguma festa, a data de um passeio, localizar as datas de aniversários das crianças. As crianças aprendem sobre medidas, medindo.

A ação de medir inclui: a observação, comparação sensorial e percepção entre objetos. O reconhecimento da utilização de objetos intermediários, como fita métrica, dado, etc. foram utilizados para que as crianças aprendessem sobre medição.Para quantificar a grandeza (comprimento, extensão, área, peso, massa etc.) utilizamos comparação entre dois ou mais objetos respondendo a questões como: “qual é a distância?”( pedaços de barbante ou palitos), “qual é o mais leve?”(Segurando uma garrafa cheia e uma vazia),” qual é o maior e o menor?” (Medir meu pé com seu pé ).

A construção desse conhecimento decorre de experiências que vão além da educação infantil.

0 respostas

Deixe uma resposta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.