Fazendo modelos de fósseis (aula prática no 5º. ano)

Nas aulas de ciências dos 5ºs anos neste trimestre, fizemos o estudo dos fósseis.   É um conteúdo que atrai muito a curiosidade das crianças, e  de grande importância,  porque fornece aos paleontólogos informações sobre a história do planeta.

Muitas vezes nos perguntamos como um organismo vivo pode se tornar um fóssil. O processo parece ser simples, mas é um pouco complexo.

Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Esses restos comprovam que eles existiram há milhões de anos e através deles os especialistas podem descobrir a quanto tempo morreram ou até mesmo como era seu modo de vida.

Para ser considerado um fóssil, é preciso que ele tenha vivido há mais de 11.000 anos.

Aproveitamos então a curiosidade dos alunos e realizamos uma aula prática com a proposta de fazer alguns modelos de fósseis. Utilizamos materiais como: gesso, argila, óleo, conchas marinhas, folhas, ossos de aves, entre outros, que fez com que eles, em grupo, criassem o seu próprio fóssil, tornando o aprendizado muito mais prazeroso.

Ao final, todos compartilharam suas descobertas, descrevendo o aspecto do modelo finalizado, trocando informações e fazendo descobertas entre os grupos  formados para este trabalho.

Parabéns pequenos descobridores de vestígios na natureza!!

Professora Marisa – 5º ano B

0 respostas

Deixe uma resposta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.