“O cordel que nos une” em: Laços de família

O livro “Heróis e heroínas do cordel”, leitura literária do 1º trimestre de 2022 para os alunos do 6º ano, proporcionou aos estudantes uma grande imersão em um dos maiores representantes de nossa tradição oral, o cordel. Trata-se de um gênero textual que, embora figure como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, vê sua relevância cultural ainda ser pouco explorada em nossas escolas e repousa, justamente, nesse ponto a maior justificativa para o desenvolvimento da proposta.
“Causos do caminho: os risos e as lições de O Santo e a Porca”
O livro “O Santo e a Porca”, leitura literária do 1º trimestre de 2022 para os alunos do 7º ano, proporcionou aos estudantes uma grande imersão em um dos maiores representantes de nossa tradição teatral. Além do enorme caráter humorístico envolvido na obra, trata-se de um gênero textual que nasce para ser encenado, promovendo em seus espectadores momentos de intensa reflexão sobre as mazelas humanas, que permeiam a sociedade até os dias atuais. Entre as justificativas que cercam este projeto está, justamente, a possibilidade de entrar em contato com variantes linguísticas cujo acesso se dá, em grande parte dos casos, por meio do texto literário e, principalmente, pela promoção do espelhamento entre culturas e comportamentos que circulam em nossa sociedade. O projeto consistiu na produção de uma reportagem jornalística fictícia com os personagens da obra, que contam sobre o que ocorreu após as últimas considerações de Euricão acerca dos acontecimentos daquele dia.
Em 2022, celebramos os 100 anos da Semana de Arte Moderna e este trabalho é mais uma das homenagens que prestamos em nossa escola para valorizar o rompimento com a estética tradicional, exaltar a expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano, uso de linguagem simples na literatura, além do desejo de representar a realidade!