O que a Educação Física e o Esporte mudam na vida de seu filho?

A prática da atividade física é de extrema importância independente de idade e capacidade. É válido lembrar que dentro de uma instituição escolar a atividade física e as práticas esportivas são abordadas de formas diferentes, com o intuito de atender a necessidade de cada aluno, dentro de suas potencialidades e expectativas.

Em nossa escola, tudo se inicia com o componente curricular de Educação Física, que desde a fase inicial da escolaridade incentiva esta prática através de jogos lúdicos, jogos cooperativos e psicomotores. Por meio desta disciplina, as crianças aprendem e se preparam para desenvolver habilidades de ser, conviver, conhecer e fazer.

Além de conhecimentos específicos dessa área e da prática regular de atividade física e esportiva, seu filho desenvolve competências, capacidades e habilidades associadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais e psicomotoras e mais… internaliza valores, deixa de pensar apenas em si para contribuir com o bem estar comum, aprende a dividir tarefas, encontrar solução para diversas situações, inclusive derrotas, potencializa o valor da amizade, colaboração e parceria com os demais.

Na busca de aprimorar alguns conhecimentos específicos do esporte, contamos também com as aulas extracurriculares que somam ao trabalho iniciado na aula de educação física. Esta aula extra é oferecida aos alunos com o objetivo de potencializar os movimentos já aprendidos anteriormente e dar a oportunidade de se praticar a modalidade escolhida mais de uma vez na semana, o que contribui para o maior desenvolvimento da técnica de movimento do esporte.

Digamos que a Educação Física visa a participação de todos, priorizando o aluno como um todo independente de sua habilidade. A aula extracurricular aprimora as técnicas de movimentos da modalidade escolhida. Portanto, não podemos deixar de citar dentro deste contexto a importância da competitividade no universo esportivo. Inserindo o aluno nas mais diversas possibilidades do esporte, acreditamos que o treinamento específico o prepara para a competição.

O treinamento esportivo também faz parte destas etapas oferecidas pela escola e é de grande valia ao conhecimento de seu filho. Os treinos são momentos de troca de experiências, repetições de jogadas, preparação de sistemas táticos ou seja, visa o ensinamento total da modalidade aos alunos que apresentam aptidão a tal, que se destacam e que se sobressaem no esporte. É nesta fase que aparecem os campeonatos, os alunos disputam partidas contra outras instituições e aprendem a valorizar a competição com muito respeito, lealdade e garra.

Assim, contamos com profissionais que educam através do esporte, capacitados e experientes que valorizam e incentivam a sua prática, que elaboram atividades específicas para cada etapa assumindo grande importância na trajetória escolar de seu filho.