O uso da calculadora no 2º ano

A matemática é uma ferramenta poderosa que desenvolve o raciocínio lógico, nos ajuda a resolver problemas e a tomar decisões de forma mais consciente. Uma das decisões que constantemente precisamos tomar diz respeito ao tipo de cálculo mais adequado a diferentes situações-problema. De maneira geral poderíamos falar em quatro tipos de cálculos que devem ser explorados e exercitados na escola: o cálculo escrito (algoritmos), o cálculo mental exato, o cálculo mental aproximado (estimativas) e o cálculo feito com ferramentas de apoio, das quais a mais comum é a calculadora.
Pensando nisso, neste trimestre elaboramos uma sequência de atividades utilizando a calculadora com os alunos do 2°ano.
Esta ferramenta, possibilita ao aluno, ampliar seus conhecimentos sobre o sistema de numeração, diversificar estratégias na resolução de problemas e desenvolver o cálculo mental. Então, após aprenderem a manusear a calculadora, os alunos foram desafiados a resolver problemas do tipo: fazer aparecer o número 250 no visor da calculadora, utilizando somente os números 1, 0 e o sinal +, assim, eles teriam que pensar em cálculos que os fizessem chegar ao resultado. Um dos resultados encontrados pelos alunos foi por meio da decomposição: 100+100+10+10+10+10+10.
Após a realização de cada atividade, a turma compartilhava as estratégias, a fim de discutir e comparar as diferentes maneiras de resolver o problema.
A calculadora, favorece as tentativas de se chegar ao resultado de forma rápida, diferente de quando se usa o lápis e o papel.
Nossos alunos, mostraram que nenhum desafio é grande demais!
Realizaram as atividades com entusiasmo e acima de tudo cheios de vontade de aprender!
Professoras Fernanda, Daiane, Leticia e Tatianny