Onde podemos encontrar os números no nosso cotidiano?

Sabemos que os números fazem parte do nosso dia a dia. Eles estão presentes nas brincadeiras, nas embalagens, no relógio, no controle da televisão, no celular, nas nossas roupas, etc.

As crianças têm contato com os números desde muito pequenas.

Pensando nesse contexto, nossos alunos do Infantil II investigaram os números que fazem parte de seu cotidiano.

Lançamos o desafio para que pesquisassem seu peso, sua altura, o número da sua casa e do seu calçado.

As crianças pesquisaram com ajuda dos pais e trouxeram para compartilhar com o grupo na aula on-line.

Enquanto falavam, a professora registrava tudo em uma tabela:

G.,  “Eu tenho 1.09”

J., “Minha mãe mediu com uma fita e disse que eu tenho 1,20” “Eu sou muito grande!”

“Eu fui na balança e tenho o 2 e o 1” (diz R. referindo-se ao seu peso)

P., “Eu tenho o número maior, o meu é 24 quilos.”

Enquanto a professora registrava os números trazidos pelas crianças, elas iam levantando suas hipóteses sobre quem era o maior, o que tinha menos peso, quem tinha um pé grande e quais deles tinham os números parecidos.

Agora, em casa, elas podem continuar essa investigação:

Com quantos quilos você nasceu? Qual é a pessoa mais baixa da sua casa?

Quem é a pessoa com mais idade? Onde encontramos mais números?

Com uma proposta como esta os pequenos pensam, refletem e pesquisam em casa sobre os números, de forma contextualizada e interessante!