Os muros que dividem o mundo

Após a eleição do presidente norte americano Donald Trump, se iniciou uma discussão mundial sobre a construção de um muro entre a fronteira dos Estados Unidos e México, tal questão  tornou-se assunto frequente nos noticiários.

Tendo em vista que no 9º ano este é um importante conteúdo de estudo, nossos alunos foram convidados a entender melhor o que são essas barreiras, tiveram que compreender sua origem histórica. Descobriram que muitos muros como esses foram construídos ao longo da história por diversos motivos, desde segregação racial até  questões de segurança nacional. Um dos mais conhecidos é o Muro de Berlim e diversos  outros desconhecidos por muitos como: Israel e Cisjordânia, Coreia do Sul e Coreia do Norte, Marrocos e Espanha, entre outros

As aulas aconteceram com muita pesquisa e debates de ideias, que permitiu aos alunos se apropriarem de muito mais, além do conteúdo. Após todo levantamento de conhecimento os alunos organizaram a apresentação de um seminário. O objetivo era compartilhar de forma dinâmica e efetiva todas as descobertas sobre essas construções. Dessa forma, além de garantir mais apropriação dos conteúdos os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências e habilidades  importantes e é claro, ficarem antenados no que está rolando no mundo.

Profº João