Pra que canto eu vou?

O trabalho com Arte nos cantos do 1º ano

Na proposta de cantos de atividades diversificadas, nossos pequenos têm a oportunidade de  escolher como, com quem e no que desejam brincar. Os cantos são espaços cuidadosamente montados em sala de aula com brincadeiras de faz de conta, livros para leitura, atividades de Arte e outras possibilidades.

As fotos a seguir mostram uma proposta que envolve o desenho com materiais diversificados como pedras, linhas, elementos da natureza, metais e outros. Os alunos passam a explorar estes materiais entendendo que o desenho pode ser feito não somente com lápis, giz e canetinha mas também com estes materiais que apuram o senso estético e criatividade das crianças. Vejam que belas montagens produziram nossos pequenos artistas.

Com essa modalidade de organização chamada de “cantos” garantimos que os alunos possam vivenciar diferentes situações de aprendizagem, escolhendo, exercitando a autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção de conhecimento e relacionamento interpessoal.

Sabemos que as crianças inseridas num ambiente enriquecido pela arte se tornam melhores produtoras, apreciadoras e, consequentemente, ampliam o conhecimento sobre si mesmas e sobre o mundo.