Probabilidade e Estatística

Nos dias 12 e 14 de junho as turmas do 9º ano apresentaram o seminário “Probabilidade e Estatística” na disciplina de Matemática com orientação do professor Tiago Cardoso. O objetivo do seminário é proporcionar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, sistematização dos fatos, raciocínio e reflexão em torno do tema proposto. Ele permite o desenvolvimento da habilidade de falar em público, capacidade de análise e síntese.

As turmas foram divididas em 5 grupos, a saber: Possibilidades, Probabilidade ou chance, Estatística, Tipos de Gráficos e Resolução de questões do supertestes. As pesquisas foram previamente analisadas pelo professor/orientador, bem como a produção dos slides. As pesquisas para a produção dos gráficos foram realizadas com os alunos do 6º, 7º e 8º anos da Escola Interação no respectivo turno de cada turma. Como o seminário é um trabalho essencialmente coletivo e pressupõe empenho de todos, por essa razão optou-se por um trabalho em grupos de 6 alunos, escolhidos por meio de um sorteio onde um dos objetivos era fazer com que os discentes se relacionassem e juntos pudessem apresentar um trabalho que contribuísse com o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula. Cada apresentação teve um tempo médio de 20 minutos devidamente combinado com as turmas, os grupos optaram por usar recursos tecnológicos como o data show e o notebook em suas apresentações, outras equipes usaram dinâmicas para atrair a atenção dos colegas/ouvintes. A avaliação dos seminários se deu a partir de um instrumento previamente apresentado aos alunos que mostrava os critérios avaliativos como domínio do conteúdo, criatividade na apresentação, trabalho em grupo.