Receitas do 1º Ano

Neste trimestre trabalhamos uma sequência de receitas que teve como objetivo a preparação de um lanche especial para os colegas de outra turma.

As receitas são textos de grande circulação social, permitem que a criança coloque em prática uma série de comportamentos de leitor relacionados a ler para fazer alguma coisa, um dos importantes propósitos sociais de leitura que os alunos precisam aprender. Além disso, este portador permite um trabalho muito rico em matemática, proporcionando aos alunos a comparação de quantidades, utilização de medidas convencionais e não convencionais, realizar estimativas, entre outros.

O primeiro passo foi apresentar às crianças vários livros de receitas para que pudessem observar a estrutura do texto (lista de ingredientes, modo de fazer) e discutir as unidades de medidas (colher de sopa, xícara de chá…).

Depois, como lição de casa, os alunos trouxeram receitas preferidas de suas famílias, conversamos sobre elas e iniciamos a seleção de receitas para o lanche, sempre ressaltando o critério de que as receitas deveriam ser fáceis para todos poderem ajudar, então pedimos novamente aos alunos que com o auxílio da família, trouxessem receitas para o nosso lanche. Ao recebermos as receitas, fizemos a leitura e separamos por categorias: doce, salgado e bebida. Então, escolhemos as nossas favoritas: (lanche frio, mousse de maracujá e suco de maracujá) e partimos para o último passo, a organização.

Para calcular a quantidade dos ingredientes, contamos quantas pessoas participariam do piquenique e descobrimos que uma medida de cada receita não seria suficiente, então começamos os cálculos, utilizando palitos de sorvete que simulariam as fatias de pão de forma, pensando que para cada lanche são necessárias duas fatias de pão. Dessa forma, calculamos também a quantidade de queijo e presunto e dobramos a quantia dos ingredientes do mousse e
cada criança escolheu o que iria trazer para o preparo das receitas.

Enfim, a melhor parte chegou!

Colocamos a mão na massa, preparamos um delicioso piquenique e compartilhamos momentos de muita alegria ao lado dos amigos, alcançando assim o nosso principal objetivo: vivenciar grandes momentos de aprendizagem e conquistas, que ficarão sempre em nossas memórias!

Professora Leticia
1°ano C