Roda de Jornal – 5º ano

Comparando mídias para aprender mais.

O jornal é, e sempre foi um portador que contribui de maneira significativa para formar leitores e cidadãos bem informados. Traz diferentes gêneros textuais, além de, fotografia, recursos gráficos variados e é uma fonte considerada para pesquisa e para a obtenção de informação.
Considerando tudo isso e também os tempos de interatividade, realizar rodas de jornal é uma potente estratégia para desenvolver competências e procedimentos leitores em nossos alunos. Em uma das aulas desenvolvidas, os alunos exploraram o jornal comparando com o jornal em sua versão digital, discutiram diagramação, diferentes abordagens para se tratar o mesmo tema, comparando com outras publicações, além de, observar as diferenças entre os vários gêneros textuais. Dessa forma, o jornal passa a ser um importante aliado na formação de alunos informados e capacitados na busca e seleção de informações, de forma crítica e efetiva.
Para se preparar bem uma criança para o futuro é importante que ela aprenda a ler o mundo, selecionando informações, analisando, questionando, refinando e dessa forma tendo condições de reconhecer o que realmente é relevante.