TRIÂNGULOS – Semelhanças no nosso dia a dia

Os matemáticos da antiguidade produziam muito conhecimento através da observação dos fenômenos da natureza. Por meio dessas observações, eles deduziram e provaram várias teorias que são utilizadas até os nossos dias.

No primeiro trimestre, os 9ºs anos tiveram como conteúdo a “Semelhança entre figuras”; aprenderam a ampliar e reduzir figuras, mantendo todas suas propriedades de construção, garantindo a semelhança . Entre essas figuras, a que mais se destacou foi o triângulo, pois através dele é possível deduzir medidas inacessíveis.

Como parte da construção do aprendizado, fizemos experiências de campo: os alunos do período da manhã foram levados até a rua da escola (rua Arujá) portando transferidor, papel e caneta. Foram instruídos a medir com estes instrumentos, mesmo que arcaicamente, a altura do poste, do prédio da escola, do prédio do condomínio do outro lado da rua, de uma árvore e outras distâncias que seriam difíceis de medir com instrumentos simples.

Marcia

Alunos do 9ºA medindo, através do transferidor, o ângulo de visualização de um poste.

Marcia2

O poste fica na calçada da escola na rua Arujá.

Marcia3

Em sala de aula, os alunos consultaram o livro, observaram as propriedades que necessitavam para a construção dos triângulos semelhantes e produziram seus desenhos.

Após as medições, voltamos à sala de aula para as construções dos triângulos semelhantes. Os alunos puderam observar a relevância do conteúdo estudado para que conseguissem desenhar os triângulos adequadamente e assim obter as medidas esperadas.

Marcia4

Triângulos semelhantes : com as medidas obtidas, desenharam os dois triângulos com ângulos correspondentes iguais e assim chegaram às medidas reais desejadas.

Com esta prática, proporcionou-se aos alunos a oportunidade de ter o primeiro contato com os elementos da trigonometria, que possuem ampla aplicação em muitas áreas do conhecimento além da Matemática, como na Astronomia, Topografia, Física, Agrimensura, Engenharia, Arquitetura, Aviação e Navegação.

O principal objetivo desta atividade foi levar os alunos a entenderem como o que aprendem em sala de aula pode ser aplicado em várias situações do cotidiano e, além disso, alertá-los para suas aptidões e tendências profissionais, demonstrar que a matemática está presente em grande parte das profissões e  assim facilitar suas escolhas futuras.