Criança pode e deve ajudar nas atividades da casa

Você já ouviu falar na tabela Montessori? Neste artigo vamos falar um pouco sobre ela e seus objetivos.

Método Montessori é o nome do conjunto de teorias, práticas e materiais desenvolvidos pela italiana Maria Montessori.
O método se funda na ideia de que a educação se desenvolve com base na evolução da criança, e não o contrário. Ou seja, para cada época da vida alguns comportamentos e necessidades específicos são predominantes, sempre considerando a individualidade de cada criança.
Além disso, Montessori incentiva que ensinemos as crianças a fazerem tudo sozinhas, de modo que possam assumir responsabilidades e desenvolver autonomia e independência.
Tendo isso em mente, o método Montessori nos oferece uma tabela de tarefas que as crianças podem executar, de acordo com cada faixa etária:

Devemos ressaltar que é muito importante sempre incentivar e elogiar os pequenos, e também propiciar um ambiente agradável e divertido. Por exemplo, se for guardar os brinquedos com uma criança de 3 anos, é possível separá-los por cor, formato, tamanho, e transformar a arrumação em uma gostosa brincadeira.

Se a criança puder se divertir enquanto realiza as tarefas, será muito mais fácil criar hábitos.
Ou seja, se estiver em dúvida se uma criança pode ajudar em casa, a resposta é SIM. Auxiliar nas atividades da casa ajuda as crianças a desenvolver sua capacidade motora, experiência sensorial, e ainda contribui para uma aproximação familiar. Além disso, é fundamental para que se tornem adultos responsáveis e independentes.

Aqui na Escola Interação, na educação infantil, nós utilizamos técnicas e materiais típicos da metodologia Montessori. Os móveis são da altura dos pequenos, e eles são incentivados a guardarem e organizarem os brinquedos e materiais utilizados na escola.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of