Protagonismo do aluno em sala de aula

Muitos avanços foram obtidos em relação à educação, e um dos principais é entender e enxergar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. Essa nova dinâmica se baseia em uma relação de troca entre o aluno e o professor, onde ambos aprendem e se desenvolvem continuamente.

A prioridade é a eficiência do aprendizado, e não apenas do ensino, e será amplamente vivenciada pelos alunos do ensino fundamental, com a implementação do ensino híbrido. Quando nos centramos no aprendizado, levamos em consideração as particularidades de cada um, suas dificuldades, potencialidades e habilidades. Afinal, não adianta o professor estruturar uma aula com um ótimo conteúdo, mas esse conteúdo não ser absorvido pelos pupilos.

Quando o aluno é protagonista, ele é incentivado a buscar informações, pesquisar, investigar, e a construir o conhecimento. O papel do professor é auxiliar e mediar o processo de aprendizagem, propor projetos, pesquisas e direcionar os estudos, e não apenas explicar o conteúdo.

Com isso, o aluno se sente confiante para pesquisar e descobrir a melhor maneira de absorver o conteúdo, pois haverá várias ferramentas à sua disposição, e o professor irá acompanhar todo o processo.

Quando o aluno desenvolve autonomia, ele aprende a se organizar, a pesquisar, investigar, e essas são habilidades muito importantes para a vida adulta e profissional.

Além disso, o protagonismo em sala de aula pode ser ainda maior quando novas tecnologias e são empregadas. Isso pois o aluno tem à sua disposição uma grande variedade de ferramentas para ajudar no aprendizado.

Com isso, as aulas se tornam mais dinâmicas, havendo a possibilidade da realização de aulas invertidas, projetos inovadores, e o compartilhamento de informações e troca de experiências entre os próprios alunos, contribuindo para que o aluno se torne ainda mais parte do processo.
Os estudos também não precisam mais ser uma atividade maçante e solitária. Com um maior protagonismo do aluno, a cooperação em sala de aula e nos estudos é muito maior, e os alunos podem trocar experiências e compartilhar o conhecimento.

Todo mundo gosta e quer aprender, e colocar o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado, valorizando suas conquistas e guiando seus passos contribui para que ele tenha vontade de aprender e buscar cada vez mais informações.