Assembleias de Classe

Assembleia é um dos mais ricos instrumentos para o desenvolvimento da cidadania, consolidando-se como uma forma democrática de resolução de conflitos e enriquecimento das relações sociais. Aprender a ouvir o outro, a considerar o seu ponto de vista e a respeitar opiniões divergentes, além de reconhecer e felicitar as conquistas pessoais e do grupo são capacidades desenvolvidas nesse tipo de atividade.

As assembleias de classe trazem a formação ética e a consciência moral para a sala de aula. As valorações sociais são consideradas nas discussões que tem por objetivo buscar soluções coletivas para a convivência em sociedade. Temas como indisciplina e disciplina deixam de ser responsabilidade somente do professor e passam a ser compartilhados pelo grupo, que se torna responsável pela elaboração das regras e pela cobrança de seu cumprimento.

Com esse trabalho observamos uma mudança radical na forma como as relações interpessoais são estabelecidas dentro da escola e promovemos a construção de um ambiente mais democrático.

Pensando no compromisso social que temos, adotamos as assembleias de classe como um recurso valioso para desenvolver a capacidade de dialogar, de resolver conflitos e discutir assuntos do cotidiano escolar visando um desenvolvimento ético e moral saudável dos nossos alunos.

As fotos ilustram um pouco desse trabalho