Rotação por estações on-line

O trabalho em grupo é de extrema importância na vida escolar, essas propostas qualificam para desafios que os estudantes enfrentarão em seu futuro, desenvolvem habilidades e competências necessárias na vida social. Também potencializam trocas pedagógicas importantes que contribuem fortemente para os avanços pedagógicos e conquistas de metas de aprendizagem.

Visando proporcionar aos alunos momentos de trabalho em equipe, mesmo que à distância e em aula síncrona, o 5º ano realiza aulas em Rotação por Estações,  trazendo dessa forma o trabalho com metodologias ativas para o ambiente virtual.  A rotação por estações consiste em criar uma espécie de circuito de propostas. A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos, façam um rodízio pelos diversos espaços, nesse caso, virtual. Essa metodologia promove interação entre alunos, trabalho colaborativo e uso real e significativo de tecnologia.

Além de estar em um grupo,  é importante ter uma função dentro dele, assim o estudante tem total responsabilidade de exercer seu papel e contribuir para que a tarefa seja cumprida dentro dos critérios necessários. Os alunos são divididos desde controladores do tempo até os mediadores, todas as funções são importantes e primordiais para que a tarefa se realize. Além de conhecimento essa estratégia desenvolve senso de organização e comprometimento.

Utilizando recurso tecnológicos, que já estão habituados, como hangouts, documentos compartilhados e e classroom, desenvolvem diferentes propostas ao longo da aula. Fazem as trocas e tomam decisões juntos, validando assim a importância do trabalho em parceria.

O que podemos dizer dessa experiência?!?!? Sucesso!!!

Propostas assim são geradoras de muita autonomia e aprendizado.