“Grafismo – linhas e contornos”

No começo do ano letivo, iniciamos a sequência didática “Grafismo – linhas e contornos” nas turmas da Educação Infantil. 

A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada. A investigação das linhas e seus movimentos em diversos contextos amplia o repertório das construções dos desenhos e pinturas, proporcionando a expressão do pensamento artístico, estimulando e valorizando a particularidade de cada criança.

Tivemos uma caçada às linhas, as professoras organizaram espaços, materiais e desafiaram as crianças a investigar diferentes tipos de linhas no meio natural e construído.

As turmas estão construindo seu próprio repertório de linhas, formas, texturas, cores e contornos . 

T: “Essa linha parece uma onda sonora!”

J: “Eu acho que parece uma serpente.”

R: “Parece a letra M.”

B.”É uma montanha.”

R.”É um looping!”

I: “É uma mola!”