Colecionar… mais um desafio para a turminha do Infantil!

Colecionar é aprender. É explorar o hábito de contar, agrupar e selecionar qualquer tipo de objeto.

A nossa coleção,  neste ano, é de miniaturas de brinquedos. Com este trabalho, incentivamos o prazer em colecionar, compartilhar objetos, a socialização entre os alunos e as famílias e o estímulo à “contagem” – conteúdo matemático, que ajuda a organizar e controlar o aumento da coleção.

Também é possível abordar outras questões matemáticas como reconhecimento e registro dos números, grandezas, quantidades e ordenação. Tudo isto de forma contextualizada e dinâmica.

Todas as segundas- feiras, recebemos as miniaturas e deixamos as crianças decidirem como organizá-las para facilitar a contagem.

Elas utilizam estratégias tais como colocar os brinquedos em fileiras, separar por tamanhos, cores e outras categorias. Aos poucos, vão aprimorando as estratégias de contagem e atribuindo um número para cada brinquedo contado, desenvolvendo essa habilidade termo a termo.

Nas fotos abaixo realizamos a organização da contagem com um brinquedo ao lado do outro e então os pequenos começaram a contar, para descobrir quanto brinquedos trouxeram juntos.

Juntos, registramos no papel, em forma de cartaz, a quantidade de miniaturas recebidas no dia. Os pequenos sempre recorrem ao cartaz para verificar se os números estão ficando maiores. Já desde muito cedo é possível oferecer desafios matemáticos, de forma lúdica e prazerosa.

Profª Thais