Construindo Valores na Escola – Gentileza Gera Gentileza

O 3º ano B se envolveu em uma atividade desafiadora que oportunizou momentos em que todos tiveram que demonstrar através de atitudes, a importância da gentileza nas relações estabelecidas no ambiente escolar.

Começamos com uma Roda de Conversa sobre o tema. Estabelecemos nossa metas e passamos a agir de acordo com o que foi combinado. Cada aluno assumiu seu papel como agente da gentileza e passou a se preocupar um pouco mais com as formas de falar e de se relacionar com os amigos.

Ao longo do trabalho fizemos cartazes, ouvimos músicas e participamos de dinâmicas, tudo com o intuito de manter o valor “aceso” no grupo. Abaixo segue a sequência de atividades realizada pelo 3° Ano B:

Os alunos ouviram a música da Marisa Monte “Gentileza”. Após esse momento tivemos uma conversa e o significado de  gentileza foi discutido. Posteriormente, os alunos confeccionaram cartazes com mensagens gentis para seus amigos de sala.

Na semana seguinte a turma participou da “Dinâmica do túnel”: Crianças de mãos dadas representando a importância da união do grupo para fortalecer a gentileza. Nesse momento cada um deu um exemplo pessoal de prática de atitudes gentis.

Continuaremos falando sobre o assunto com os alunos a medida que os mesmos demonstrarem necessidade. Com esse trabalho manteremos nossas conquistas na formação ética e moral dos pequenos que aprendem e nos ensinam a cada dia.

Letra da Música:

Marisa Monte

Gentileza

Apagaram tudo

Pintaram tudo de cinza

A palavra no muro

Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo

Pintaram tudo de cinza

Só ficou no muro

Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados

Pelas ruas da cidade

Merecemos ler as letras

E as palavras de gentileza

Por isso eu pergunto

A você no mundo

Se é mais inteligente

O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola

A vida é o circo

“Amor: palavra que liberta”

Já dizia o profeta

O 3° Ano B virá com mais novidades para as próximas publicações.