Experimentos ajudam alunos do 6º ano a aprender mais sobre “A Atmosfera e a Hidrosfera”

Com a finalidade de aprimorar os conhecimentos das propriedades do ar e da água, realizamos diversos experimentos e atividades com as turmas dos 6ºs B e C.
Todo mundo sabe que o ar quente sobe. É por isso que balões preenchidos por ar quente funcionam.  Mas vamos observar isto na prática?
No estudo da Atmosfera, realizamos experimentos que os fizeram concluir esta propriedade. Divertido e acima de tudo, bastante interessante saber que o movimento das moléculas dos gases os torna mais ou menos densos, fazendo-os subir ou descer como vimos na prática.

E a água? Este importante recurso que a natureza nos oferece, também possui propriedades as quais provamos com experimentações que acima de tudo, despertaram-nos curiosidade científica e motivação para conhecer ainda mais sobre o estudo da hidrosfera.

Em laboratório, provamos a capilaridade, a tensão superficial, a solubilidade entre outras  que, acontecem no nosso cotidiano, mas que nem sempre nos damos conta da importância de cada uma delas.
Associar a teoria no ensino em Ciências é uma excelente ferramenta na construção do conhecimento científico. Despertar este interesse é nosso objetivo e o resultado, sempre, muito satisfatório para ambos (professor – aluno).

Profª Célia Monteggia