Leitura Compartilhada no Ensino Fundamental (Anos iniciais)

Clarice Lispector para crianças

Os estudantes do 3º ano mergulharam no universo e nas obras de Clarice Lispector, por meio da leitura compartilhada de “O mistério do coelho pensante e outros contos”.
Eles tiveram a oportunidade de conhecer quatro, dos cinco títulos infantis, desta encantadora autora ucraniana que escrevia apenas para adultos, mas que se rendeu ao pedido de um de seus filhos que adorava falar sobre coelhos.

O Mistério do Coelho Pensante foi publicado em 1967. O tom coloquial utilizado pela autora faz da obra uma deliciosa conversa com o leitor, convidando-o a pensar sobre os mistérios da vida. No caso desse livro, assim como em A Vida Íntima de Laura e Quase de Verdade, o personagem principal é um animal e o tema a relação dele com os seres humanos, especialmente, com a própria autora.

O trabalho com a leitura compartilhada faz parte do nosso currículo, da nossa proposta e incentiva a formação de alunos leitores que saibam analisar, escolher, discutir e comentar sobre o que foi lido.

Na leitura compartilhada, contamos com um leitor mais experiente, no caso, o professor que lê junto com os alunos, compartilhando impressões sobre as obras lidas e criando condições para atribuir sentido às leituras identificando semelhanças e diferenças entre elas (tema, enredo e recursos linguísticos utilizados pela autora).